Espanhol e catalão são línguas derivadas do Latim e, apesar de serem predominantes no território Espanhol, guardam muitas diferenças na maneira como seus falantes se comunicam. Para explorar essas particularidades, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte –órgão oficial do governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura e do ensino de espanhol– está com inscrições abertas para um curso de aproximação com a língua catalã.

O encontro será conduzido pelo professor José Valenzuela e está marcado para 22 de setembro, de 12h30 às 13h30, na sede do instituto (Praça Milton Campos, 16, bairro Serra). O evento é gratuito para alunos e ex-alunos do Cervantes. Para estudantes, professores externos e demais interessados, o valor é R$ 5. A participação dá direito à certificado de assistência. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail informabelo@cervantes.es ou pelo telefone 31 3789-1600.

O curso “Catalão ou espanhol? Algumas características distintas” faz parte dos encontros gramaticais e culturais promovidos pelo Instituto Cervantes de Belo Horizonte. A proposta é aproximar os interessados da língua catalã por meio de um processo de contraste com a língua espanhola. A metodologia do curso vai proporcionar aos alunos a identificação rápida das características do Catalão e letreiros, documentos e outros materiais.