A Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que as repartições públicas não funcionarão nesta terça-feira, 21. A paralisação é uma forma de protesto em virtude à falta de repasses de verbas obrigatórias do Estado ao município. Apenas com Fabriciano, a dívida do Estado ultrapassa $ 31 milhões e coloca em risco serviços da Saúde, Educação e Assistência Social. O ponto facultativo desta terça-feira, 21, não se aplicará à Secretaria de Governança Educacional, Escolas Municipais e CEMEIs, e aos serviços essenciais, como Defesa Civil, limpeza urbana e serviços emergenciais da saúde.

A decisão de paralisação foi tomada após um encontro da Associação Mineira dos Municípios (AMM), realizado julho, em Governador Valadares, com a participação dos prefeitos do Leste Mineiro. Os gestores cobram recursos do IPVA e ICMS para a educação, transporte escolar, Piso Mineiro de Assistência Social e repasses da Saúde, além de multas e correções dos atrasos. A falta destes repasses tem obrigado administrações municipais a utilizar recursos próprios, comprometendo outras áreas e necessidades básicas dos municípios, como infraestrutura e folha de pagamento. A dívida de R$ 7,6 bilhões já se acumula desde 2014.

PROTESTO NA CIDADE ADMINISTRATIVA 

Nesta terça-feira, 21, a Associação Mineira de Municípios (AMM) está preparando uma grande mobilização. Às 13h, os prefeitos e prefeitas irão se concentrar na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de onde partirão em carreata até o Palácio da Liberdade. No interior, os servidores prometem várias ações públicas, evidenciando para a população a insatisfação com a grave situação que os municípios estão passando.