Na ocasião, a pesquisadora abordará reflexões sobre as práticas no ensino da língua portuguesa

As práticas no ensino da língua são permeadas por diversas reflexões relativas às suas dificuldades, melhorias e, até mesmo, a busca por mudanças. Essas e outras questões serão debatidas na aula magna Condição necessária para a realização de qualquer tipo de linguagem e foco de todo ensino de língua, realizada no dia 16 de agosto, quinta-feira, ministrada pela linguista brasileira Irandé Antunes, à 18h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais, o CAD 1.

Irandé Antunes tem doutorado em Linguística pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com tese intitulada Aspectos da coesão do texto – uma análise em editoriais jornalísticos e autora dos livros Aula de português – encontro & interação (2003), Muito além da gramática – por um ensino de línguas sem pedras no caminho (2007), Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009) e Lutar com palavras (2005), todos publicados pela editora Parábola.

De acordo com Antunes, no resumo da palestra, vivemos um apelo, explícito e implícito, para mudanças nas práticas de ensino da língua: “Nesse sentido, vale a pena ‘revisar’ nosso corpo de teorias linguísticas, na tentativa de identificar os fundamentos teóricos que a prática desse ensino tem priorizado ou, por acaso, tem deixado de incluir. Concepções da Linguística de Texto favorecem a percepção do que deveria ser o ‘foco’ do ensino/aprendizagem da língua na prática de nossas salas de aula”.

A aula é uma iniciativa do Letras Debate, que ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Os interessados em participar da palestra devem realizar inscrição, gratuita, no site do Letras Debate, onde estão disponíveis outras informações deste e de outros eventos, que ocorrerão ao longo do semestre.

Serviço

Professora responsável pelo evento: Larissa Ciriaco
Data, local e horário: 16 de agosto, às 18h, no auditório nobre do CAD 1
Site: http://www.letras.ufmg.br/letrasdebate/
Contato: moraisantunes@uol.com.br ou laciriaco@gmail.com
Divulgação: Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG
Responsável: Isabella Lisboa
Contato: 3409-5108 ou comunicacaoletrasufmg@gmail.com ou info@letras.ufmg.br
Local: sala 2025, segundo andar da Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha, Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte.