Em junho e julho, vários alunos de escolas estaduais da capital e interior receberão prêmios pelo desempenho na interpretação dos livros que leram durante o semestre; professores serão presenteados pelo Minas Shopping

De 26 a 29 de junho, o Instituto Gil Nogueira (IGN) vai premiar alunos e professores das escolas da rede pública participantes do projeto “Ler é Viver” de Belo Horizonte e, nos dias 11 e 12 de julho, do interior. Haverá uma confraternização em todas as escolas que fazem parte do projeto e os professores serão presenteados pelo Minas Shopping, um dos parceiros do Instituto.

O projeto “Ler é Viver” tem o intuito de difundir a literatura entre alunos da rede pública de Belo Horizonte e algumas cidades do interior mineiro. No início de cada semestre letivo, cada sala de aula das escolas participantes recebe uma caixa contendo 30 livros de literatura infantil, que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os textos, a partir de incentivos, como as oficinas de contação de histórias e premiação semestral que contempla alunos na interpretação do conteúdo lido, mensurado por meio de uma avaliação pedagógica. Os professores também são premiados, todo semestre, quando alcançam a média de textos lidos e interpretados em sua sala.

Segundo Patrícia Nogueira, presidente do Instituto Gil Nogueira, as crianças são avaliadas por meio de um passaporte de leitura. “Nele os alunos fazem resumos e desenhos para descrever o que entenderam de cada história. Participam do projeto crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental”, comenta.

Ao final do semestre, a equipe pedagógica do IGN faz a correção do passaporte de acordo com a ficha técnica de cada livro e as crianças são premiadas com uma medalha, conforme cada desempenho, nas categorias bronze, prata e ouro. Além disso, os professores também são avaliados pelo empenho de suas turmas e, neste semestre, irão receber presentes do Minas Shopping.

“Acreditamos que a leitura pode transformar nossa sociedade. Por isso, apoiamos esse projeto tão importante para estimular o crescimento intelectual de nossas crianças, que são o futuro do país”, afirma o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.

O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Foi constituída, em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 55 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 12 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 50 escolas.