Nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho, programação especial inclui apresentação de embaixadinhas Freestyle, oficinas e brincadeiras temáticas,campeonatos de futebol de botão em mesa profissional e troca de figurinhas do álbum da Copa

 A Copa do Mundo já vai começar e o Museu dos Brinquedos não vai ficar de fora das comemorações. Enquanto durar o mundial, aos sábados o Museu vai oferecer uma programação especial para toda a família entrar no clima do futebol.

Um dos destaques é a instalação de uma mesa de futebol de botão profissional, cedida pela da Confederação Mineira de Futebol especialmente para o Museu durante a Copa, que ficará disponível para brincadeiras. Entre 15h e 16h, um campeonato com direito a medalhas para os vencedores vai pôr em cheque a habilidade dos visitantes. Outros jogos como futebol de prego, totó e peteleco também fazem parte dos jogos temáticos disponíveis.Encerrando a programação, às 16h começam as apresentações de embaixadinhas com Freestyles, que prometem surpreender os participantes com manobras radicais.

No pátio de brincadeiras, diversas atividades que remetem ao mundo do futebol serão propostas ao longo do dia para divertir adultos e crianças, como totó humano, competições de conhecimentos e atividades sobre a Copa, um inusitado jogo de disputas de pênaltis, futebol de dupla, derruba garrafa e rouba bandeira. O Museu ainda vai reservar um espaço para troca de figurinhas do álbum da Copa. Os monitores do Museu vão ainda ensinar alguns truques de “bafão” e fazer malabarismos com as figurinhas repetidas.

Especial Copa no Museu dos Brinquedos_divulgação (1)

 Oficinas temáticas

A cada sábado, uma oficina temática incrementa a diversão. No dia 16 de junho, a atração fica por conta da Oficina Peteleco, que ensinará as crianças a construir o famoso e tradicional futebol de prego, porém usando tampinhas de garrafas pet e papelão. No dia 23 de junho, o futebol de sopro será a brincadeira do dia: em um campo de futebol feito de papelão, os pequenos vão ter que usar a força do sopro em canudinhos para mover a “bola”, que é um pedaço de algodão, e ganhar o jogo.

 Já no dia 30 de junho, é a vez do Chute Certo: o Museu dos Brinquedos vai construir um campinho de futebol com papelão e enche-lo de jogadores de tampinhas e um elástico no meio vai fazer o jogo começar. Finalizando as comemorações, no dia 7 de julho os visitantes serão convidados a construir seu próprio Totó, utilizando uma caixa de sapato como mesa, palitos de churrasco e pregador de roupa para serem os jogadores e uma bolinha de gude no lugar da bola de futebol.

Vale lembrar que o Museu dos Brinquedos, que funciona das 10h às 17h, conta também com a exposição histórica de brinquedos do acervo do Museu; a exposição “Gambiogame – História e desafios dos jogos eletrônicos”; pátio de brinquedos e brincadeiras; e brinquedoteca.