Evento gratuito da Faculdade Una promove a valorização da cultura e do afro empreendedorismo no dia 9 de junho, das 9h às 17h, no Espaço Saber

 A Melanina Feira Afro, realizada semestralmente pela Faculdade Una de Contagem, será realizada no dia 9 de junho, no Espaço Saber (Av. Portugal, 370, Glória). O evento conta com a parceria da psicopedagoga Geralda Aparecida Nogueira, conhecida como Gê Nogueira, que levantou a necessidade da realização de uma feira afro fixa na cidade. A iniciativa cria oportunidades para a valorização dos artesãos que realizam trabalhos étnicos, consolidando-se como referência nesse nicho de mercado.

Ao incentivar o afro empreendedorismo, o trabalho visa a valorização da cultura negra por meio dos expositores de turbantes, acessórios para cabelos, colares, broches, brincos, roupas, bonecas, artesanatos personalizados, entre outros.

Com entrada gratuita, o evento, que está em sua nona edição, contará com uma programação extensa de palestras e atividades. A música ficará por conta do DJ Alex Mano. Além disso, haverá Roda de Conversa sobre trabalho e autonomia econômica para a população negra, com ênfase nas experiências acadêmicas e profissionais dos palestrantes – empreendedorismo sustentável, ensino, comunicação, estética e saúde.

image002 (3)

Programação da Roda de Conversa com:

–  Ana Catarina Cizilio: graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Consultora de Marketing Digital e fundadora do cacheia.com, primeiro e maior blog brasileiro sobre cabelos cacheados e crespos.

Maressa de Sousa: graduada em Ciências Sociais, mestranda em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e blogueira no Cacheia. 

 – Pabline Santana: mulher negra da diáspora, produtora cultural e de vídeo, estudante de Cinema e Audiovisual. É integrante e desenvolve ações conjuntas de resistência e empoderamento nas favelas e ocupações urbanas de BH e RMBH junto aos coletivos Negras Ativas, Na Raça e CACU. Trançadeira desde 2010, atualmente estrutura e busca difundir a cultura e identidade afro, a partir de sua marca “Irundi didi” cujo significado vem do Yoruba (tranças).

  – Patrícia Ester Mendonça Soares: publicitária e jornalista pela UFMG, com MBA em Comunicação e Marketing Digital UNA. Atualmente, dirige seu mais novo projeto, a agência de micro influenciadores digitais: Conectades.

 – Juliana Ferreira de Souza: médica e especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG, especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), mestre em Clínica Médica, doutora em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela UFMG, com doutorado sanduíche na Universidade de Utah (EUA) e pós-doutorado na Universidade da Califórnia San Francisco (UCSF). Professora do curso de Medicina do UniBH e pesquisadora.

– Lílian Paula de Souza: médica pela UFMG, cardiologista e ecocardiografista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Professora do curso de Medicina do UniBH e pesquisadora.