“Mostra EPSA: Circuito de Profissões, Inovação e Tecnologia” visa orientar a escolha profissional de jovens e adultos

A Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA),  localizada no Barreiro, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas do conhecimento, como “Informática para iniciantes”, “Modelagem e costura industrial”, “Redes e manutenção de computadores”, “Malharia, moda praia e moda íntima”, “Eletricista predial e industrial”, “Básico de mecânica de autos”, “Básico de corte e costura”, “Eletroeletrônica industrial” e “Tornearia”.  

Para que toda a comunidade possa conhecer os cursos ofertados, a infraestrutura da escola e os projetos desenvolvidos, no dia 9 de junho (sábado), de 8h30 às 13h, será realizada a “Mostra EPSA: Circuito de Profissões, Inovação e Tecnologia”. A programação do evento prevê dois circuitos que acontecerão de forma simultânea por meio de palestras, exposição dos projetos dos alunos e apresentação dos cursos da escola.

Segundo o diretor da EPSA, Marco Henrique Silva, esse conjunto de circuitos tem o objetivo de orientar a escolha profissional, expor os projetos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos e apresentar a escola àqueles que desejam se qualificar profissionalmente e que buscam uma educação de qualidade. “Essa “vitrine” surge da ideia de tornar visível a vocação da EPSA, que é formar jovens e adultos preparados para ingressar no mundo do trabalho.  Acredito nesta interação para promover o conhecimento, a colaboração e melhores oportunidades para as pessoas”, explica o diretor.  

As palestras na Mostra EPSA abordarão temas diversos relacionados a robótica, segurança no trabalho,  futuro do emprego e a indústria 4.0, entre outros.  No circuito de Inovação e Tecnologia, todos os projetos apresentados nas áreas de Tornearia, Informática, Corte e Costura, Robótica, Eletricidade e Manutenção Automotiva foram desenvolvidos pelos alunos da EPSA sob a orientação de seus professores. Já o Circuito de Profissões trará as mais diversas áreas de estudo de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas para que os interessados possam aprofundar na reflexão acerca da escolha profissional. 

Inscrições abertas

A instituição está com inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos e também para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) , destinados àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Médio na idade de direito.  Cada série é realizada em seis meses e a idade mínima para matrícula em cursos de Ensino Médio (1º ao 3º período)  é de 18 anos. 

Por meio do projeto “Oficina do Saber”, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho também oferece cursos gratuitos na Comunidade Vila Cemig (Rua Coletivo, 66): “Informática para iniciantes”, “Cidadania com arte: alfabetização, bordado e canto coral” e “Malharia, moda praia e moda íntima”.

Um dos pré-requisitos para a bolsa de estudos é possuir renda per capita familiar máxima bruta de um salário mínimo e meio, comprovado por meio de uma avaliação socioeconômica. Além da bolsa de estudos integral, o aluno recebe também gratuitamente o material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para frequentar os laboratórios. 

As aulas terão início no segundo semestre de 2018 e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.epsa.com.br ou presencialmente no endereço: avenida Deputado Antônio Lunardi, nº 98, Brasil Industrial (Barreiro de Cima), Belo Horizonte – MG. Mais informações: (31) 3073-9600