Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a capital mineira sedia o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) vai oferecer ao público cinco dias de programação intensa e totalmente gratuita. As atividades estarão concentradas na Serraria Souza Pinto, mas também serão estendidas a outros três pontos da cidade.
A abertura oficial do festival está marcada para acontecer no dia 30 de maio, quarta-feira, às 16h30, na Serraria. O FIQ é uma correalização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e do Instituto Periférico. A edição 2018 conta com os patrocínios da Oi e da Cemig, viabilizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
O FIQ-BH integra uma série de iniciativas da PBH de fomento à cultura, a exemplo do Festival Internacional de Teatro (FIT-BH), do Festival de Arte Negra (FAN) e do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), entre outros eventos de grande importância no cenário cultural brasileiro.
“O FIQ é o primeiro festival do ano a ser realizado pela Fundação e pela Secretaria Municipais de Cultura e, com ele, abrimos um espaço para pensarmos junto com a sociedade a construção de um calendário unificado da cidade que incorpore os demais festivais organizados por outros agentes. Essa edição do FIQ parte desse movimento de escuta a partir de encontros realizados com a sociedade, o que é fundamental para que o festival esteja sempre perto de quem tem um olhar para a área em suas diversas instâncias, artísticas, culturais e também econômicas. Em diálogo com o setor, percebemos a necessidade de aproximar o FIQ de áreas estratégicas como os games e a animação, compreendendo também que, dentro da construção de uma política cultural voltada para os quadrinhos, o FIQ tem um papel essencial para a articulação de um pensamento voltado para a área”, afirma o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.