Mirtes Helena Scalioni

Embora a comparação pareça inevitável por se tratar do mesmo tema – o relacionamento de um casal de velhos – “Ella e John” (“The Leisure Seeker”) não tem a mesma sutileza do inesquecível “L’Amour”, de Michael Haneke, obra-prima do cinema francês. Mas, trata-se, ainda assim, de um filme importante sobre a maturidade, suas limitações e constrangimentos.

Sony Pictures/Divulgação. Cena do filme Ella e John.

Dirigido pelo italiano Paolo Virzi, o longa, em cartaz no Belas Artes 1 (16h20 e 18h40) e Net Cineart Ponteio 2 (17h e 21h10), narra a aventura de Ella e John Spencer, que fogem dos filhos para viajar de Boston à Florida e ele, que já passou dos 80, é quem dirige o velho motor home da família.

Aos poucos, o espectador vai compreendendo o motivo do desespero dos dois filhos do casal quando descobrem a fuga dos pais: John apresenta sinais de Alzheimer, intercalando pequenos momentos de lucidez com alucinações e esquecimentos, e Ella transparece ter alguma doença grave, embora se mostre forte e tente manter as rédeas do projeto.

Ella_e_John_Sony_Pictures_Cinema_no_Escurinho (4)

Apaixonada pelo marido, professor aposentado de literatura, ela quer ajudá-lo a realizar o sonho de conhecer a casa onde viveu o escritor Ernest Hemingway, na Flórida, e que se transformou em museu. Aos trancos e barrancos, lá vão eles, enfrentando todos os sustos e surpresas cabíveis numa estrada.

Ella_e_John_Sony_Pictures_Cinema_no_Escurinho (13)

Além das belas paisagens, esse verdadeiro road movie da terceira idade envolve e enternece também pelas reflexões, dramas e alguma tensão. Pode ser que haja algum exagero no humor, pode ser que falte a delicadeza que tanto encanta em “L’Amour”. Apesar disso, “Ella e John” é uma comédia dramática imprescindível.

Ao final, dá vontade de aplaudir as atuações primorosas de Hellen Mirren e Donald Sutherland, que, sem nenhum pudor ou verniz, vivem com verdade as dores e transformações da velhice – mais realidade do que romance. Difícil não chorar.
Classificação: 14 anos
Duração: 1h53