A PIQUINI Comunicação Estratégica, o Rede de Carreiras e o Senac Minas promovem a palestra “Entenda o que é marketing digital antes que seja tarde demais”, no dia 8 de maio às 9h, no Núcleo de Pós Graduação do Senac (Rua Guajajaras, 40, 16º andar, Centro – Belo Horizonte). As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas são pelo http://www.senacnet.com.br/sistemas/inscricao/index.php?e=599.

Segundo o palestrante, Marco Piquini, o desconhecimento em Marketing Digital atrasa a entrada das empresas no mundo nessa esfera. Muitos empresários não sabem como agir diante do novo marketing digital por conta de sua incompreensão de como funciona a internet. “A boa notícia é que o mundo digital é mais fácil de entender e usar do que se imagina e é muito eficaz”, afirma o especialista. “De nada adianta um site bonito se ele não aparece na busca do Google. De nada adianta investir no facebook e instagram sem entender como essa mídia pode gerar negócios”, avalia Piquini, que antes de abrir sua empresa foi executivo de comunicação do Grupo Fiat por quase 20 anos. Para ele, o desconhecimento é o vilão dessa história. “O primeiro passo é entender a lógica de funcionamento do mundo digital para depois aplicá-la em benefício da estratégia da empresa”, sugere ele. “Marketing digital pode ser um excelente negócio”, diz.

De acordo com Piquini, há um método a ser seguido. A estratégia digital nasce do plano de negócios da empresa, do posicionamento da marca no mercado, dos diferenciais de produto, dos públicos-alvo e de outras informações importantes. A partir delas, definem-se as estratégias que auxiliarão a localização fácil do site, bem como o estilo e a linguagem dos conteúdos a serem produzidos. “Depois faz-se um plano de Adwords ou de mídias digitais ou, para promover a divulgação e acelerar os processos”, enumera Piquini. “Esse é o começo”.

A resistência das empresas em adotar estratégias digitais também se deve à dificuldade de se tratar com fornecedores de sites, de conteúdo, de gestão de mídias e, em meio a isso, alinhar uma estratégia comum. “A integração de todos em torno de um plano é o que garante sua efetividade e baixo custo”, explica Piquini. “Por isso, saber como tudo funciona faz a gestão do marketing digital da empresa ficar mais fácil”.

Os empresários não têm muita escolha: devem entender e adotar o marketing digital. Segundo Piquini, algumas podem até sobreviver com métodos tradicionais de relacionamento com seus clientes, mas isolar-se analogicamente pode ser um perigo: “A empresa pode tornar-se gradualmente irrelevante perante o consumidor”, alerta ele. Hoje, antes de comprar, os clientes avaliam produtos e preços, verificam as opiniões de outros consumidores e tomam suas decisões de compra em ambientes em que só estão presentes as empresas que já se utilizam do mundo digital para sua comunicação. “Um teste interessante de se fazer é buscar no Google seu produto e verificar em que lugar ele aparece na lista de pesquisas”, exemplifica Piquini. “Se não apareceu na primeira página, sua empresa já está perdendo”.