Muitas pessoas aproveitam os primeiros meses do ano para colocar em prática metas e objetivos. E por que não começar com a compra de em um novo lar? Para conquistar a propriedade dos sonhos, é preciso ter bastante planejamento para que o comprador encontre o melhor lugar para investir. 

 

“O valor pago em aluguel, muitas vezes, é equivalente às parcelas de financiamento de um imóvel. A aquisição de uma casa ou apartamento não pode ser feita por impulso. É preciso planejamento e pesquisa, para encontrar um imóvel que mais se adéque às necessidades do morador, com um preço que caiba no bolso”, destaca o gerente comercial da Direcional, Junior Bosco.

 

Nara Rosa Maia (27), estudante de Direito, e Matheus Sposito de Oliveira (27), engenheiro químico, inciaram o ano de mudança para a casa própria. O casal pegou, no fim de janeiro, as chaves do apartamento que adquiriram no residencial Splendido, empreendimento entregue recentemente pela Direcional Engenharia no bairro Outro Preto, região da Pampulha.

 

“Antes de efetuar a compra levamos em conta a infraestrutura em lazer e serviços que a região oferece. Sempre morei aqui e sei que a Pampulha é muito boa, próxima de tudo. Outro fato que interessante para destacar é que as condições de pagamento ofertadas pela Direcional foram melhores que das outras construtoras, por isso optamos pelo Splendido”, conta Matheus.

 

A área privativa dos residenciais foi o que mais chamou a atenção de Nara. “A Direcional aproveitou muito bem a área verde do local e, em vez de construir só mais um prédio, conectou muito bem a área de lazer com a natureza”, destaca.

 

O psicólogo Bernardo de Abreu (49), psicólogo, tomou a decisão de comprar um apartamento que oferecesse opções para seu filho Matheus, de seis anos, brincar com segurança e fazer novos amigos. “Estava em busca de um lugar encantador, bem localizado e que oferecesse segurança e lazer e encontrei isso no Splendido. Na minha infância, eu brincava na rua e hoje em dia, devido à violência, as crianças não podem fazer mais isso. O espaço vai ser bom para ele nadar, brincar e, como o Matheus é filho único, fazer amizades”, conta.

 

Cuidados na hora de planejar

O melhor que se pode fazer no momento da compra é ter um valor acima de 20% do preço do imóvel para garantir a entrada. É possível, ainda, usar o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como uma excelente alternativa para quem não tem a quantia reservada para o sinal. Depois da entrega das chaves, a cada dois anos de contribuição é possível sacar novamente o FGTS para quitar as parcelas do financiamento ou abater do saldo devedor.  

Junior Bosco_gerente comercial da Direcional
Junior Bosco_gerente comercial da Direcional

O gerente Comercial Direcional Engenharia, ressalta que as pessoas que desejam comprar um imóvel não devem esperar sobrar dinheiro e, sim, definir prioridades financeiras. “Liste os gastos e poupe uma quantia mensal para a compra do apartamento, mesmo que isso signifique deixar de fazer ou comprar algo. O sacrifício é válido”, avalia Bosco.

É preciso considerar também todos os custos do financiamento e escolher um imóvel no qual o valor das parcelas do financiamento não ultrapassem 30% da renda familiar. “Se um casal, por exemplo, ganha ao todo R$ 4 mil, a sugestão é procurar algo com uma parcela em torno de R$ 1.200,00. Os compradores precisam analisar muito bem o contrato para não serem pegos de surpresa por taxas inesperadas”, acrescenta Bosco. Além disso, é preciso lembrar que sempre surgem custos com documentação, decoração, mobília.

De acordo com Bosco, entre as vantagens de se planejar para a compra do imóvel está a segurança de poder proporcionar moradia digna para a família. Outra vantagem que ele cita é que, em longo prazo, o imóvel será valorizado. “Ao contrário de outros investimentos, como automóvel, por exemplo, o imóvel não sofre depreciação no valor.”

Confiança da construtoras

A compra de um apartamento é algo que, geralmente, compromete a pessoa financeiramente durante anos, portanto, é preciso haver confiança para que essa relação seja satisfatória e segura. Para isso, é indispensável conhecer o passado da construtora.

 

Nesse ano, a administradora Fernanda Correa de Sá Amorim (35), ganhou um apartamento de presente do seu pai e considerou o investimento excelente. “Optamos pela Direcional por conta da qualidade dos produtos e seriedade da empresa. Sempre tive a construtora como referência, pelo comprometimento -entregar na data que foi estipulado, de acordo com o que foi apresentado na planta-, a transparência com o cliente, informando quando a obra estaria pronta, e os eventos para manter um bom relacionamento, conquistam ainda mais nossa confiança. É certo que em um próximo investimento, vamos escolher a Direcional”, ressalta.

 

Além de visitar o apartamento que pretende comprar caso ele já esteja pronto, procure conhecer de perto outros imóveis da construtora e, se possível, conversar com moradores para saber sobre a qualidade do prédio. Procure saber, também, com compradores mais antigos se a construtora costuma cumprir os prazos que foram estabelecidos no contrato.