A Associação Brasileira das Fintechs (ABFintechs) e a PwC Brasil estão realizando uma pesquisa que permitirá traçar o perfil e o foco de atuação das empresas de inovação financeiras, conhecidas como fintechs. Apesar do expressivo aumento da quantidade de fintechs no país e de representarem uma alternativa atraente de investimento para brasileiros e estrangeiros, não há informações disponíveis que permitam fazer uma radiografia do segmento. 
O objetivo da pesquisa é trazer informações relevantes sobre fintechs e a dimensão em que atuam, cujos resultados possibilitarão conhecer melhor essa nova área do mercado financeiro, assim como servir de base para decisões de investimento. “Nosso objetivo com essa iniciativa é trazer informações relevantes sobre as fintechs para uma tomada de decisão mais assertiva dos investidores, sejam nacionais ou internacionais”, diz Rodrigo Soeiro Ubaldo, presidente da ABFintechs. 
Os dados obtidos indicarão ainda oportunidades de negócios para as fintechs, diminuindo as incertezas do mercado em relação à atuação dessas empresas e suas tecnologias disruptivas. “Com essas informações, poderemos traçar um perfil das empresas e empreendedores, além de entender melhor os desafios que enfrentam e o contexto de atuação delas”, completa Luís Ruivo, sócio da PwC Brasil e especialista no setor financeiro.