Economista Mario Luiz Lorencatto vai assumir, no dia 1º de fevereiro, cargo ocupado atualmente por Jucelino Sousa, que passará a integrar o Conselho de Administração da empresa

  

A partir do dia 1º de fevereiro, a Usina Coruripe, nona maior do setor sucroalcooleiro no país, terá novo diretor-presidente. O economista Mario Luiz Lorencatto vai assumir o cargo hoje ocupado por Jucelino Sousa, que passará a integrar o Conselho de Administração da empresa.

Mario Luiz Lorencatto é graduado em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e tem MBA na Vanderbilt University – School of Management dos Estados Unidos. O executivo já atuou como presidente para a América do Sul da Lonza Group AG, além de ter exercido também cargos executivos em empresas do setor de agronegócios: El Tejar Ltd Argentina e Zilor. No exterior, ele já atuou na Philip Morris, Kraft Foods e Caterpillar.

De acordo com Sousa, a mudança faz parte de um processo natural de aperfeiçoamento da governança corporativa da Usina Coruripe. “Depois de cinco anos à frente da companhia, superando junto com o time os inúmeros desafios enfrentados pelo setor, deixo a presidência para assumir uma função de natureza mais estratégica, na qual espero continuar contribuindo para novas conquistas. A gestão operacional da empresa estará em ótimas mãos; o grupo se fortalece com a chegada de Lorencatto”, declara. As mudanças na diretoria ratificam o processo iniciado em 2013 de profissionalização de todo o corpo de diretores da empresa.

 

Bons resultados


Na safra 2016/2017, a receita líquida da companhia teve crescimento de 15,9%, puxado principalmente pela melhora nos preços do açúcar e pela performance operacional. Em relação ao ano anterior, o Lair (Lucro antes dos Impostos) cresceu 224% e o Ebtida da Coruripe subiu 23%, representando 43,7% da receita líquida, o que foi um recorde histórico para a companhia. No período, em que a empresa operou com quase 100% da sua capacidade produtiva, a moagem chegou a 14,16 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e a produção de açúcar equivalente cresceu 1,7% (598,6 mil sacas) em relação à safra anterior. Para a safra 2017/2018, que será finalizada em março deste ano, as expectativas também são positivas. A Coruripe espera moer cerca de 14,17 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, mantendo a produção estável e resultados financeiros similares à safra anterior, mesmo considerando um cenário de preços de açúcar mais deprimidos.