A Universidade de New Brunswich, mais antiga faculdade de origem inglesa do Canadá, com 232 anos de tradição, acaba de divulgar o resultado do exame de inglês dos 26 alunos que cursam o programa High School do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima. Dos 26 estudantes que realizaram a prova, 25 obtiveram nota para entrar direto na universidade no que diz respeito à análise da língua inglesa. A universidade oferece uma variedade de cursos e possui campus nas cidades de Fredericton e Saint John. 

 

O Colégio Santo Agostinho (unidades Belo Horizonte e Nova Lima) possui um programa de educação internacional que permite aos estudantes concluir o ensino médio no Brasil e, automaticamente, obter o diploma de high school (equivalente ao ensino médio no Brasil), no Canadá.  O aluno que opta por essa modalidade de ensino não tem nenhuma perda do currículo nacional e faz os dois cursos simultaneamente. 

 

Com duração de dois anos, o grande diferencial é oferecer aos estudantes a oportunidade de estudo do currículo canadense que não são ministrados no currículo brasileiro, como empreendedorismo, estudos midiáticos, questões mundiais, entre outros. Resultado de uma parceria com a Atlantic Education International (AEI) – de New Brunswich, no Canadá,  ao longo desse período, os alunos estudam três disciplinas por semestre, todas ministradas por professores que têm o inglês como primeira língua.  Dessa forma, o projeto propõe uma imersão na cultura do Canadá, por meio do aprendizado da cultura local, geografia, tradições e idioma oficial.  Para complementar,  é oferecido um serviço exclusivo de coaching, que tem por objetivo ajudar os estudantes a aprimorar suas habilidades, gerir bem o tempo e aumentar a disciplina e a dedicação.

 

Ao fim da 3ª série do ensino médio, os alunos do programa recebem um diploma, assim como os alunos da província de New Brunswick, além do certificado de conclusão de estudo brasileiro, também importante para não perder o diferencial competitivo no Brasil.  “Isso significa que o estudante poderá, como um nativo, pleitear uma vaga em universidades canadenses, americanas ou europeias. É um certificado que certamente permite melhores oportunidades de crescimento acadêmico e profissional no exterior”, comenta Lorena Macedo, diretora da unidade de Nova Lima do Colégio Santo Agostinho. 

 

“Em visita este ano à Universidade de New Brunswick, no Canadá,  a diretora e outros profissionais da instituição nos surpreenderam ao perguntar qual era o segredo do nosso colégio, pois ficaram impressionados com o nível de proficiência dos alunos no idioma. Isso mostra que a nossa aposta em oferecer uma educação que torne os alunos mais autônomos e preparados está dando certo. É emocionante ver relatos de alunos que dizem como suas visões de mundo foram transformadas pelo High School”, conta a diretora.