Iniciativa é concedida pela ABRH-MG e divulga projetos e práticas organizacionais que contribuam para a valorização e desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho

A rede de supermercados Verdemar é uma das vencedoras do Prêmio Ser Humano, que divulga projetos e práticas organizacionais que contribuem para a valorização e desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho. A empresa é destaque na categoria “Desenvolvimento”, em reconhecimento às iniciativas que viabilizam a inclusão de pessoas no contexto do trabalho. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH- MG), a premiação é considerada a principal do segmento e tem, em sua essência, a valorização do indivíduo no meio corporativo. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada hoje, dia 12/12, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte (MG).

O Verdemar contabiliza uma média anual de 930 funcionários originários de grupos sociais que carecem de oportunidade no mercado de trabalho. Cerca de 30% do seu headcount é garantido com os programas contínuos de inclusão gerenciados pelo setor de Recursos Humanos. As inclusões são de amplas formas e o compromisso de emancipação dos indivíduos por meio do trabalho é o objetivo destas políticas. 

Os programas de inclusão começam com contratação de deficientes (PCD’s) e pessoas com transtornos mentais ou psiquiátricos, criando condições internas para que elas desenvolvam suas competências no trabalho. A rede oferece também a inclusão de pessoas que buscam o primeiro emprego e de profissionais da maturidade, que encontram dificuldades  em retornar ao mercado de trabalho. 

“Quando a empresa possibilita a inclusão de grupos sociais estigmatizados, ela contribui com a sociedade como um todo. Não se trata de filantropia. Mas do auxílio na emancipação dessas pessoas. Lembro que todos nós temos limitações, mas isso não nos torna incapazes”,  afirma o superintendente de RH, Leandro Souza de Pinho,  responsável pela implantação dos programas.