Lançamento do projeto, inédito no Brasil, será no dia 2 de dezembro em evento gratuito no Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte (MG)

Quem não gostaria de viajar o mundo todo, por meio de uma máquina do espaço, sem ter que sair de casa? Essa é a proposta do projeto “Pequenos Mochileiros”, que será lançado no próximo dia 2 de dezembro, sábado, das 14h às 17h, no Museu dos Brinquedos (Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários). Idealizado pela empresária —e mochileira de carteirinha— Mariana Lara Diniz, o clube de assinatura voltado para crianças a partir de 7 anos consiste em kits sequenciais temáticos, que são entregues mensalmente aos “mochileiros”, contendo itens (livros de atividades, álbuns de figurinhas, jogos on-line, quebra-cabeças em 3D, entre outros), que garantem diversão e aprendizado. Para se tornar assinante, o projeto possui planos a partir de R$ 44,90 mensais.

 

Todos os produtos mesclam informações sobre cultura, história, gastronomia, figuras místicas, população e lugares, resultantes de muita pesquisa e da própria vivência de Mariana. Depois de morar em quatro países (Brasil, Estados Unidos, Espanha e China), cursar mestrado em antropologia asiática na Espanha e realizar incontáveis mochilões pelo mundo, a empresária se tornou mãe de duas filhas, Anna e Clara, que inspiraram a criação do projeto. “Viajando, descobri o quanto o mundo é maravilhoso, pleno, cheio de detalhes para nos preencher e nos mostrar o verdadeiro valor do saber. Aprendi que pessoas de outras culturas têm muito o que nos ensinar, pois a sua vivência, seus ensinamentos e visões serão sempre muito diferentes das nossas”.

 

A “expedição”, que começa com o recebimento do primeiro kit: uma maleta de viagem que apresenta às crianças a história dos irmãos Anna Clara e Lucas. Em uma das férias na casa do vovô Yeye, eles viajam ao redor do Mundo pela Máquina do Espaço, engenhoca criada pelo avô. Os irmãos registram tudo para, na volta, compartilhar suas experiências com os amigos. Os itens disponíveis dentro da maleta são um passaporte, um cartão de embarque, um poster do mapa-múndi, um livro de atividades sobre o Mundo, um álbum de figurinhas e o primeiro QR Code para acesso à Área do Mochileiro do site www.pequenosmochileiros.com.br, com jogos on-line exclusivos do assinante.

 

No mês seguinte, a criança receberá um outro kit com a história de um país, começando pela China. Na sequência, Estados Unidos, França, Rússia, Argentina, Egito, Itália, Austrália, África do Sul, México e Japão. Em cada novo kit, os cartões de embarques são anexados no passaporte da criança, que também receberá pinos adesivos para marcar em seu mapa os lugares já desbravados; um livro de história cada país; selos para colar na maleta; figurinhas para completar o álbum, que mesclam história, cultura, personalidades e monumentos; um quebra-cabeças 3D de um local expressivo de cada região; e um novo QR Code, para jogar on-line três jogos exclusivos sobre o país do mês.

 

Mariana afirma que o “Pequenos Mochileiros”, diferentemente de um clube do livro, garante entretenimento e descobertas por meio de histórias reais e sequenciais, o que permite vivenciar outras culturas e aprender sobre as diferenças que existem no mundo por meio de um conteúdo lúdico e interativo. A junção de produtos físicos tradicionais, como os livros e álbum de figurinhas, com os jogos on-line complementa a experiência. Além disso, o material permite a participação dos pais, irmãos, primos ou amigos na brincadeira, favorecendo a troca de experiências. “Tudo que é diferente nos ensina muito. Quando aproveitamos a oportunidade de conhecer coisas novas com respeito, evoluímos como seres humanos e compreendemos as diferenças como algo positivo. O mundo é muito mais amplo e rico do que uma criança consegue imaginar e cabe a nós, pais e responsáveis, fornecer meios para o aprendizado e crescimento deles enquanto cidadãos do Mundo.”

 

Lançamento

Em parceria com o Museu dos Brinquedos, o “Pequenos Mochileiros” será lançado em evento gratuito no próximo dia 2 de dezembro, das 14h às 17h. O evento contará oficinas temáticas, camarim africano, construção de quebra-cabeças 3D, brincadeiras típicas e contações de histórias, além da presença dos astros principais do projeto, os bonecos dos viajantes Anna Clara e Lucas.

 

No dia do evento, haverá uma promoção especial de compra do primeiro kit, pelo valor de R$ 30.

 

 

Serviço:

Lançamento do projeto “Pequenos Mochileiros”

Local: Museu dos Brinquedos – Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários

Horário: 14h às 16h

Entrada Gratuita