Serviço de Oxi-Sanitização de sistemas de ar eliminam micro-organismos como vírus, fungos e bactérias

A manutenção correta e periódica de equipamentos de ar-condicionado pode evitar diversas doenças respiratórias. O acúmulo de sujeira nesses aparelhos pode gerar desde mau cheiro até a aglomeração de fungos e bactérias nocivas ao sistema respiratório humano desencadeando infecções pulmonares e problemas alérgicos, como rinite, asma e sinusite.

Empresas como a concessionária Banzai Honda, de Belo Horizonte, oferecem o serviço de limpeza do sistema de ar condicionado através do processo de Oxi-Sanitização. A técnica tem como principal finalidade reduzir ou até mesmo eliminar micro-organismos como vírus, fungos e bactérias, além de moléculas portadoras de odores e outros agentes causadores de doenças.

A tecnologia consiste em equipamentos eletromecânicos com tecnologia de última geração cuja função é a ativação controlada de uma porção mínima de moléculas de oxigênio do ambiente. Esse processo gera reações pontuais de óxido redução, ou seja, o processo é capaz de sanitizar o sistema de ar condicionado fazendo o uso do Ozônio(O-), sem nenhum produto químico, e sem a geração de resíduos e odores.

A Oxi-Sanitização é o processo de limpeza com a melhor relação entre custo e benefício, com eficiência comprovada. Além disso, é um serviço rápido, o veículo que passa pelo processo pode ser liberado para o cliente 10 minutos após o término do processo.

É preciso ficar atento à situação do sistema de ar do veículo. Se for notado mau cheiro ao ligar o carro, é sinal de que a limpeza deve ser feita. Veículos que circulam em locais mais poluídos como os grandes centros urbanos e áreas industriais, precisam fazer uma manutenção mais recorrente.

Outra dica importante também é prestar atenção no uso do equipamento. Se o veículo fica muito tempo sem usar o ar condicionado, recomenda-se ligá-lo por alguns minutos semanalmente para garantir uma melhor lubrificação e funcionamento adequado do sistema, além de reduzir a aglomeração de micro-organismos nocivos à saúde humana.

A falta da limpeza pode causar desde reações alérgicas e irritações até quadros mais graves como pneumonia, sendo essa última causada pela bactéria Legionella pneumophila. A bactéria é agressiva, capaz de desencadear uma pneumonia grave e de rápida evolução até mesmo em pessoas jovens e sadias. O micro-organismo sobrevive na água dos dutos do ar-condicionado e dissemina-se pelo ar, que é inalado no ambiente. A infecção é mortal se não for tratada precocemente.