Ouro Preto recebe, este domingo, 19 de novembro, o lançamento de mais uma edição do Fórum das Letras. O evento, que este ano será norteado pelo tema “Sentimento do Mundo”, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido há 115 anos e falecido há 30, reunirá uma centena de autores, nacionais e internacionais, na cidade história e em sua vizinha Mariana.

 

A cerimônia terá início às 19h, no Cine Vila Rica, com a presença do presidente da República do Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca; do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Pina; do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta; do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo Araujo dos Santos; e da reitora da UFOP, Claudia Aparecida Marlière de Lima, além de autoridades e patrocinadores.

 

Na oportunidade, será anunciada uma importante iniciativa, que auxiliará na transposição das barreiras para a literatura lusófona: a assinatura do acordo de cidades irmãs, que será estabelecido entre Ouro Preto e Cidade Velha, localizada na República do Cabo Verde, na África, motivado pela vinda do próprio Presidente da República do Cabo Verde, o escritor Jorge Carlos Fonseca, para participar do evento. “Será um acordo para facilitar o intercâmbio de autores, difundir as manifestações culturais e discutir estratégias de preservação do patrimônio”, explica Guiomar.

 

Outro momento de destaque na programação será a performance “A voz do mar”, do poeta Ricardo Aleixo, realizada por meio da parceria cultural com o Sesc. Ricardo Aleixo époeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Autodidata, atua em diversas áreas, sobretudo nas poéticas experimentais com a voz. Publicou, dentre outros, os livros Mundo palavreado (Peirópolis), Modelos vivos (Crisálida) e Antiboi (Crisálida).

 

A noite contará, ainda, com o lançamento do livro “Albergue Espanhol”, do escritor Jorge Carlos Fonseca, presidente da República do Cabo Verde, e a apresentação da Orquestra da UFOP. O Fórum das Letras será realizado até o dia 26 de novembro, com centenas de atividades gratuitas. A programação completa pode ser acessada no sitewww.forumdasletras.com.br.