Ao todo, 26 startups participaram do Vallourec Open Brasil, programa criado para selecionar as propostas mais interessantes do país; os dois melhores já estão em fase de desenvolvimento dos trabalhos com a orientação de profissionais da empresa

A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares premium, acaba de selecionar duas startups para desenvolverem soluções na área de Data Science, focadas em melhorar ou desenvolver novos serviços e projetos para os clientes do grupo.

A Twist Systems e a Rio Analytics foram escolhidas entre 26 startups de base tecnológica do Brasil e empreendedores individuais, que participaram do Vallourec Open Brasil (VOB), programa pioneiro no país. “O objetivo do VOB é reforçar a essência da Vallourec enquanto companhia que promove a inovação e colocar a empresa inserida nessa nova forma de trabalhar, na qual grandes empresas desenvolvem trabalhos em parceria com pequenas empresas que ainda estão se estruturando”, explica o superintendente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Inovação da Vallourec América do Sul, Antônio Fonseca.

Além de toda a estrutura física e do apoio por meio de mentorias com os profissionais da empresa, a Vallourec vai oferecer uma ferramenta valiosa às startups: onetworking. “As startups vão trabalhar junto com a Vallourec, sempre próximas a possíveis investidores”, destaca.

Sobre as startups selecionados no VOB

A Twist Systems (www.twistsystems.com), sediada na Incubadora da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é uma empresa de Data Sciencefundada em 2012 e especializada em integrar dados e aliá-los à inteligência computacional. Nos próximos seis meses, a Twist vai trabalhar diretamente com as gerências de Tecnologia da Informação (TI), Arquitetura e Automação da Vallourec para desenvolver uma solução que visa promover a qualidade de organização e armazenamento de dados da empresa. 

“Uma vez que a operação da Vallourec gera uma grande quantidade de dados, será desenvolvida uma plataforma integrada, de forma a garantir que toda informação seja armazenada com qualidade e possa ser utilizada sem possibilidade de erros”, explica o sócio da Twist Fernando Ferreira. 

Já a RIO Analytics (www.rioanalytics.com.br), também do Rio do Janeiro, é uma empresa de tecnologia criada em 2016 e cujo foco é o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial para predição de falhas de ativos industriais. A empresa vai trabalhar diretamente com as gerências de Inovação, Automação, TI e Line Pipes da Vallourec.

A RIO Analytics vai desenvolver um protótipo da tecnologia SPS (Sistema Preditivo Estrutural) para predição de vida útil de risers –que são tubos e instalações usados na exploração offshore de óleo e gás–, por meio de inteligência artificial. Essa solução visa melhorar a segurança, a confiabilidade e a vida útil dos ativos de tubos. “Sem dúvida será um grande projeto, que terá alto impacto comercial e técnico. É uma grande oportunidade para o portfólio da RIO”, adianta o CEO da Rio Analytics, Victor Chaves. 

Como foi o processo de seleção

As startups selecionadas na primeira fase enviaram um vídeo explicativo, com uma breve apresentação da empresa e uma proposta de projeto na área de Data Science voltada para a Vallourec. 

Dez startups foram selecionadas dentre 26 concorrentes, com base na adequação às atividades da empresa e ao tema proposto, capacidade técnica para desenvolvimento do projeto e criação de soluções inovadoras.

Em setembro, as startups selecionadas participaram de uma etapa de imersão no Centro de Competências da Vallourec, no Rio de Janeiro, onde tiveram acesso a informações relacionadas ao negócio e aos processos da empresa para construir uma proposta de trabalho em conjunto com a Vallourec. 

As propostas desenvolvidas foram apresentadas no dia 18 de setembro, para gestores nacionais e internacionais da empresa, que avaliaram e selecionaram as melhores propostas. 

Para Antônio Fonseca, o VOB possibilitou que a Vallourec encontrasse novas parceiras, incubadoras, aceleradoras, e colocou a empresa dentro do network brasileiro da rede de startups. “O programa trouxe visibilidade para a Vallourec. Conseguimos projetar a companhia dentro desse ecossistema e reforçar nossa imagem de empresa inovadora”, destaca. “Vamos conduzir os projetos até a conclusão, mas já pensando em novos desafios, novos temas para outras edições e outras ideias que certamente vão surgir”, finaliza. 

Sobre a Vallourec

A Vallourec é líder mundial em soluções tubulares premium, fornecendo principalmente para os mercados de energia (Óleo & Gás, Geração de Energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo Mecânico, Automotivo e Construção). Com usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de Pesquisa e Desenvolvimento, a Vallourec oferece aos seus clientes soluções inovadoras em todo o mundo para responder aos desafios energéticos do século 21.