Setor de Oftalmologia realiza cerca de 300 atendimentos por mês aos operários que trabalham nas construtoras mineiras

O mês de julho foi escolhido para concentrar ações relacionadas à saúde ocular, como uma forma de chamar a atenção para a saúde dos olhos e de ressaltar que, com ações preventivas, muitas doenças oculares podem ser evitadas. Hoje, é possível identificar, tratar e curar problemas que prejudicam a capacidade visual e até levar à perda total da visão. Muitos poderiam ser evitados com a visita periódica a um oftalmologista experiente. Somente esse profissional pode indicar o tratamento e receitar os medicamentos específicos.

Mais de 26 mil consultas foram realizadas desde 2007, quando a Oftalmologia passou integrar as especialidades médicas oferecidas pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), que realiza ações sociais e de promoção à saúde para trabalhadores da construção civil de empresas associadas à entidade, e aos dependentes. Atualmente, cerca de 300 atendimentos acontecem por mês. A médica oftalmologista do Seconci-MG, Kely Cristina Silva, destaca que os problemas mais comuns observados nos pacientes atendidos na entidade são conjuntivites atópicas, ceratocones, glaucomas e uveítes, além da interação de outros males com a saúde ocular. Pacientes com Doenças Crônicas Degenerativas, por exemplo, podem sofrer alterações na parte posterior dos olhos.

A especialista lembra que o exame oftalmológico deve ser feito anualmente, exceto nos casos em que o paciente apresenta um quadro que necessite de uma avaliação semestral, como Hipertensão Arterial, Diabete Mellitus, Doença Renal Crônica, dentre outras. “Antes de pensar no cuidado com os olhos, é preciso atentar para a saúde global. As doenças oculares, com exceção das hereditárias, na maioria das vezes são reflexos de distúrbios sistêmicos. É indispensável a adoção de medidas higiênicas, como evitar esfregar ou levar a mão suja aos olhos para não irritá-los. Traumas – socos, pancadas – também requerem uma atenção especial”, explicou a médica.

Um bom rastreamento dos problemas oculares tem por base uma boa entrevista clínica, um exame físico sistematizado e a solicitação específica e criteriosa de exames complementares. Além de avaliar se o paciente tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o especialista verifica a existência de possíveis doenças oculares e outros problemas que podem levar à perda da visão. A partir daí é feito um trabalho educativo, de conscientização sobre a importância de se preservar a saúde dos olhos.

No caso da construção civil, a prevenção é a melhor medida. Os óculos de proteção são essenciais para evitar acidentes. Elemento de Proteção Individual (EPI) e de uso obrigatório na maioria das atividades do setor, esses óculos podem ser encontrados em diversos modelos. É preciso saber em qual situação eles serão utilizados. Serviços de carpintaria, por exemplo, exigem equipamentos com características diferentes daqueles empregados para realização de serviços de solda.

Doação de óculos

O Seconci-MG, por meio de seu Departamento de Serviço Social, relançou recentemente uma campanha para arrecadar armações de óculos usados. A iniciativa, em sua terceira edição, visa auxiliar usuários da entidade, atendidos na especialidade de oftalmologia, com a redução no custo da confecção de óculos receitados. Cerca de 68% dos óculos recebidos na campanha já foram encaminhados a trabalhadores e seus dependentes.

São aceitos óculos de grau, de sol, armações de plástico ou de metal, com ou sem lentes, infantis ou adultos. Com prazo de duração indeterminado, até que se alcance um bom estoque de armações, a campanha também vem contando com o apoio do sindicato patronal da construção civil, o Sinduscon-MG. Para realizar uma doação, interessados devem se dirigir ao Setor de Serviço de Serviço Social do Seconci-MG, no bairro Lagoinha.

Campanha de arrecadação de armações de óculos

Onde doar: sede do Seconci-MG – Rua Diamantina, nº 285, 1º piso – Lagoinha

Horário: 7h30 às 19h

Informações: (31) 3449-8006