O Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), será um dos apoiadores da 11ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), que acontece no próximo dia 1º de junho. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, a data marca simbolicamente a luta dos trabalhadores brasileiros contra o abuso de impostos cobrados no país.

Nesta edição, em torno de 30 padarias associadas à Amipão vão oferecer desconto de 20,45 % sobre as baguetes francesas e outros produtos definidos de acordo com as padarias, valor que corresponde a 13,45% de impostos do governo federal e 7% do estadual. De acordo com o presidente da Amipão, José Batista de Oliveira, o objetivo é reforçar a luta dos empresários e consumidores brasileiros com ações concretas que exponham essa questão. “Nossa proposta é mostrar que o imposto não prejudica o consumidor só nas grandes compras, como é o caso de tecnologias importadas ou um carro novo, que sempre pensamos ao falar do assunto. Mesmo as compras mais simples e corriqueiras estão inchadas pelo excesso de impostos e pesam no orçamento dos brasileiros”, explica.

O Dia da Liberdade de Impostos é realizado anualmente e marca simbolicamente a data em que o trabalhador brasileiro passa a ficar com o valor integral do salário que recebe, já que nos primeiros 151 dias do ano todo o valor recebido é destinado ao pagamento de tributos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Neste dia, comerciantes e varejistas oferecerem produtos com preço inferior ao praticado nos outros dias, descontando os valores que são cobrados pelos impostos.