O empreendimento comercial Parque Avenida, administrado pela Promenade Consultoria Imobiliária em Belo Horizonte, recebeu, neste mês, uma certificação internacional que atesta a sustentabilidade após a conclusão da obra. Ele é o primeiro do Brasil a receber o selo AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, na fase de operação, momento quando os usuários começam a utilizar as instalações prediais e percebem os ganhos que a sustentabilidade proporciona em conforto, saúde e economia de recursos, como água, energia e na gestão financeira.

De acordo com Renato Costa, superintendente da Promenade Consultoria Imobiliária, a empresa se preocupa em realizar a gestão sustentável dos empreendimentos que administra. “Temos como prática conscientizar as nossas equipes regionais, colaboradores e prestadores de serviço, reforçando o compromisso ambiental nas estratégias operacionais de gestão condominial”, declara.

Segundo ele, o condomínio Parque Avenida, desde sua concepção, parte da cultura sustentável, o que garantiu a certificação. Na execução do projeto, foram instalados vidros com desempenho térmico que absorvem o calor, o uso de equipamentos que economizam água e os elevadores de alta performance. Além disso, o prédio possui iluminação com lâmpadas de LED que reduzem o consumo energético e a gestão dos resíduos, com a reciclagem, o que diminui os custos com a destinação do lixo.

“Em conjunto com a direção do empreendimento, fomos responsáveis pela elaboração e implantação de procedimentos e métodos que mantenham a sustentabilidade do empreendimento já em operação. Estamos promovendo a gestão dos depósitos de resíduos independentes recicláveis e não recicláveis, adoção de um bicicletário como incentivo de locomoção aos usuários, operação dos sistemas de aproveitamento de águas pluviais, entre outras ações”, acrescenta Costa.

Além da gestão condominial sustentável, Renato Costa reforça que a Promenade adota ações em prol do meio ambiente em suas operações. “Praticamente todos os nossos processos de administração e gestão são informatizados, o que promove a redução do consumo de papéis e insumos em cerca de 80%. Destaque também para a ecoeficiência no descarte do lixo e do incentivo para reduzir o consumo de produtos nocivos ao meio ambiente junto aos clientes e colaboradores em geral”, revela o superintendente da Promenade.