Sheilla Furman, professora universitária de gastronomia e sócia da escola Basílico Gastronomia ao Ponto, é a única representante de Minas Gerais na 3ª edição do concurso de gastronomia The Taste Brasil. Sheilla está no ar em um canal de TV fechada desde o dia 06 de abril, quando participou de uma acirrada seleção juntamente com outros 23 chefs de cuisine do Brasil inteiro.

No primeiro episódio, quando foram selecionados 12 chefs, ela preparou um menu de “língua com angu de milho, picles de beterraba, milho tostado com coentro” que encantou os renomados jurados da competição (Claude Toisgros, Andre Mifano, Felipe Bronze e Helena Rizzo). Com isso, Sheilla entrou para o programa e passou a integrar a equipe do chef Felipe Bronze.

No segundo episódio, “Releituras”, a cozinheira mineira também fez bonito com seu pudim de queijo canastra; foi elogiada pelos jurados, mantendo seu foco para continuar na competição. Para o terceiro episódio, “Comida Coreana”, Sheilla preparou um saboroso porco com acelga fermentada e torresmo. No quarto episódio Sheilla ganhou como a melhor colher de todos os concorrentes com seu preparo de guioza de siri. No quinto episódio a chef surpreendeu os jurados com sorvete de cerveja red ale e brioche. Atualmente, ela pode ser vista às quintas-feiras, às 22h, no GNT (canal 41 da TV fechada).
Graduada e pós-graduada em gastronomia pela faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte, Sheilla divide com a chef Carol Haddad a direção da Escola Basílico Gastronomia ao Ponto. As aulas são realizadas em parceria com espaços para eventos como a Vila do Chef, no Palmeiras e o Avec no bairro Santa Lúcia. Nesses ou em espaços particulares, promovem cursos para iniciantes e aulas pontuais de pratos simples a elaborados.

Sheilla e Carol realizam eventos como jantares especiais que podem ser para uma pessoa até mini-weddings para 150, além de prestarem consultorias para restaurantes.
Além das atividades no Basílico, Sheilla ministra aulas na pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia da Estácio e no MBA em Gestão Hoteleira e Gastronomia no Senac.

Programa
Um dos programas gastronômicos de maior sucesso no mundo emplacou no Brasil. A competição é caracterizada pela entrega da comida em uma colher (e não no prato) onde as degustações são feitas às cegas pelos mentores e o que vale é o sabor.

Perfil Sheilla
Apaixonada por gastronomia, Sheilla começou a cozinhar aos 8 anos de idade, quando preparava suas próprias guloseimas. Filha e irmã de pediatras, o caminho natural da escolha profissional seria a medicina, mas, aos 17 anos, optou pela publicidade. Foi no último ano da faculdade que ela se encantou ainda mais pela gastronomia no seu projeto experimental “Comunicação sensorial em restaurantes”.

“Eu e meus colegas de projeto sempre nos reuníamos para comer e saborear boa comida. Cheguei a me formar e fazer estágio na área de publicidade, mas a paixão pela gastronomia falou mais alto”, comenta. Foi aí que ela decidiu se aprofundar no mundo dos sabores. Para isso, cursou graduação e pós-graduação em gastronomia.
Em 2008, quando concluiu o curso, resolveu se transformar em empresária e inaugurou, juntamente com a amiga de especialização Carol Haddad, a escola Basílico Gastronomia ao Ponto.