‘Ações como Jornada de Portas Abertas, palestras sobre Salvador Dali e formas do imperativo serão gratuitas e abertas ao público. Os eventos acontecem dias 27 e 29 na sede da instituição.

O Instituto Cervantes BH- órgão oficial do governo da Espanha, referência no ensino do espanhol e difusor da cultura hispânica- irá realizar nos dias 27 e 29 de abril três ações comemorativas em homenagem ao Dia Internacional do Livro e Dia da Língua Espanhola (23 de abril). A entrada é aberta ao público e gratuita. Os eventos acontecem na sede do Instituto Cervantes BH, à praça Milton Campos, 16, Serra, 2º andar.

No dia 27, quinta-feira, de 19h às 20h, a professora do Cervantes Beatriz Lima, ministra a palestra durante o encontro cultural “Salvador Dali, o Pintor dos Sonhos”. O público é convidado a conhecer um pouco sobre a vida do renomado e multifacetado Salvador Dali, o artista mais popular do surrealismo que deixou sua peculiar marca não somente na pintura, mas também no mundo da ilustração, das esculturas, joias, cenários, desenho, publicidade e do cinema.

No dia 29 de abril, a partir das 10h, o Cervantes realizará a Jornada de Portas Abertas. Neste momento, o ICBH irá apresentar para o visitante alguns dos serviços e trabalhos desenvolvidos pelo Instituto como o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (SIELE), a Aula Virtual de Espanhol (AVE Global) e visitar a biblioteca. Durante a jornada, a professora Beatriz Lima também irá promover um bate-papo e apresentar informações sobre o Documento oficial do Instituto Cervantes “Espanhol como Língua Viva” com dados e informações recentes do espanhol no mundo.

No mesmo dia, de 12h às 13h30, a professora Eliana Lustosa ministra curso “O Imperativo”. O objetivo é ensinar o imperativo em espanhol, através de atividades dedutivas e lúdicas com repasse da forma e do uso. O encontro também vai identificar os registros formais e informais do imperativo, além de distinguir as formas irrregulares e negativas.

Sobre o Dia Mundial do Livro e Dia Internacional da Língua Espanhola

O Dia do Livro foi intitulado pela UNESCO em 1995 como dia 23 de abril. A data coincide com a morte de três grandes autores da história mundial no mês de abril de 1616: Miguel de Cervantes , William Shakespeare e Inca Garcilaso.
O Instituto Cervantes, presente em 46 países do mundo, comemora pela primeira vez o dia 23 de abril, como o Dia da Língua Espanhola. A data refere-se ao dia Internacional do Livro e à sua relevância. “São célebres escritores e dois deles era autores da língua espanhola. Nada mais significativo do que comemorar o Dia da Língua Espanhola neste dia”, comenta o diretor do Instituto Cervantes BH, Luis Javier Ruiz Sierra.