Almenara tem seis voos semanais para BH, sendo dois com escala em Diamantina

O governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), ampliou o projeto Voe Minas Gerais para incluir, entre os municípios atendidos, mais uma cidade do Vale do Jequitinhonha. Desde essa segunda-feira (13), Almenara já conta com seis voos semanais de ligação com Belo Horizonte, dois deles com escala em Diamantina.

A inclusão de Almenara no projeto irá permitir o atendimento aos territórios de desenvolvimento do Médio e do Baixo Jequitinhonha e beneficiará diversas cidades da região. Para viabilizar a inserção da nova rota, o governo estadual reformou o aeroporto municipal Cirilo de Queiroz.

Preço. Os voos de ligação entre Almenara e Belo Horizonte acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. O valor cobrado pelo bilhete é de R$ 700.

Das 18 cidades atendidas pelo projeto, Almenara é o destino mais afastado de Belo Horizonte, com distância percorrida nesse trecho de 530 quilômetros.

A rota aérea sem escalas será feita em uma hora e 50 minutos, enquanto o percurso por transporte terrestre exige, em média, dez horas de viagem.

Balanço dos seis primeiros meses de funcionamento do projeto Voe Minas Gerais mostram que a demanda maior pelo serviço aéreo está nas localidades mais distantes. Exemplo disso é a rota de Teófilo Otoni, que, às sextas-feiras, apresenta uma taxa de ocupação dos voos de cerca de 70%.

Projeto. O Voe Minas Gerais, Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo, tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico regionalizado, estimular os negócios locais, desenvolver o turismo, integrar as diversas regiões do Estado e facilitar o deslocamento de moradores do interior para Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços na capital.

O projeto com o modelo Cessna 208 Caravan foi lançado em agosto de 2016, ligando 12 cidades mineiras ao Aeroporto da Pampulha, na capital.

Taxa. A taxa média de ocupação dos voos do projeto Voe Minas vem crescendo a cada mês: de 11% em outubro, 21% em novembro, 25% em dezembro e cerca de 30% em janeiro.

 

Fonte O Tempo