Instituto Cervantes BH, órgão responsável pela aplicação do exame em Minas Gerais, está com inscrições para a obtenção do título de língua espanhola
Muitas pessoas ao se cadastrarem para concorrer a bolsas de intercâmbio, ingressar em cursos de graduação, ou até mesmo a uma vaga de emprego no exterior são pegas de surpresa ao ser exigido apresentar a certificação de língua estrangeira. Os exames de proficiência garantem que o candidato tenha um certo domínio do idioma. Para difundir a cultura e o ensino de espanhol no Brasil, o Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, além de oferecer cursos de especialização no idioma, é o responsável por realizar os exames de proficiência.
Para ajudar estas pessoas que precisam receber a certificação em espanhol de forma mais ágil, o Instituto Cervantes, a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidad de Salamanca e a Universidad de Buenos Aires idealizaram as provas do SIELE (Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola). A certificação oferece quatro modalidades e segue o Marco Comum Europeu de Referência (MCER). É completamente digital (inscrição, realização das provas, resultados e certificado). Os resultados saem em cerca de três semanas (prazo máximo).
Em Belo Horizonte, as provas são realizadas pelo Instituto Cervantes BH, na Praça Milton Campos, 16, no bairro Serra. Os interessados em retirar a certificação SIELE já podem fazer as inscrições pelo site: https://siele.org/pt/reservas. A plataforma é bem explicativa e possui tradução das informações em espanhol, inglês e português. Nela o aluno poderá, ainda, fazer um curso de preparação para a avaliação. Os testes são realizados todos os meses, de acordo com a demanda dos alunos.
Segundo as estimativas do governo brasileiro, cerca de 30 milhões de pessoas falarão o espanhol como segundo idioma até 2025. Na atualidade, o país conta com mais de seis milhões de estudantes de espanhol. “A influência do espanhol no Brasil aumenta cada dia mais. O Instituo Cervantes é um aliado daqueles que querem aprofundar seus conhecimentos na língua e na cultura hispânica para se destacar no mercado”, destaca Luís Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte.
As turmas da instituição contam com uma equipe especializada de professores, que utilizam técnicas específicas e materiais adequados para o ensino do espanhol. A metodologia de ensino do Instituto Cervantes se baseia nos princípios do MCER para ensino e aprendizagem de línguas. O objetivo dos cursos é desenvolver a capacidade linguística e a interação oral e escrita por meio de atividades lúdicas e significativas.