Telas do artista plástico Marcial Ávila ficam expostas gratuitamente até o dia 30 de setembro, na unidade da Una no Barreiro

 

Sob os temas Devoção, Gênesis e Negras do Rosário, 20 telas do artista plástico Marcial Ávila estão expostas no corredor do Campus Barreiro, do Centro Universitário Una. O trabalho retrata a beleza das mulheres, crianças negras, religiosidade e tradição.

O convite para a exposição partiu da professora da Una, Iracema Campelo, com a proposta de apresentar aos alunos e visitantes a diversidade cultural, colocando a arte cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. “O tema sobre a cultura negra é importante para mostrar o empoderamento feminino, a valorização da nossa arte e a diversidade presente na sociedade”, destaca Campelo.

Exposição Marcial Ávila

A proposta de Ávila é mostrar e valorizar as características físicas, como a cor e o cabelo. Ao final da experiência com suas obras, Ávila espera que os visitantes tenham a oportunidade de refletir e criar uma análise crítica positiva ou negativa sobre o cenário contemplado.

Gênesis

Baseado em pesquisas arqueológicas que colocam os fosseis mais antigos dos ancestrais do homem na África, Marcial Ávila tira da mulher a culpabilidade e o sentimento de pecado imposto pela igreja. O artista pinta ainda, santos negros para mostrar que até mesmo a igreja foi obrigada a reconhecer o valor humano e a beatitude dessas personalidades.

Devoção

Nessa coleção, o artista, resolveu retratar as várias formas de devoção religiosa. A devoção da Mãe de Santo para com o seu Orixá, mostrando numa imagem leve, sem caricaturar a mulher. Ele mostra ainda a devoção de uma mulher católica à sua santa de devoção e a devoção de uma mãe para com o seu filho.

Negras do Rosário

A coleção “Negras do Rosário” é uma idealização do artista que se inspirou nas mulheres da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de sua cidade natal, Diamantina. Quando criança, Ávila se encantava com o cortejo da irmandade. Muitos adereços se fixaram em sua memória e passaram a ocupar a maioria de suas criações, como mulheres e homens negros vestidos aos moldes africanos.

Serviço:

 

Evento: Exposição da Cultura Negra – Telas de Devoção, Gênesis e Negras do Rosário

Data: até 30 de setembro

Segunda a sexta-feira – Horário: 13h às 20h

Sábado – Horário: 10h às 18h

Local: Una Barreiro

Endereço: Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro – Entrada pelo 4° piso do Via Shopping

Entrada: gratuita

Informações no Instagram: @unabarreiro