Evento promovido pela UFJF, com apoio do Instituto Cervantes BH, será realizado de 22 a 29 de julho e terá a estreia nacional de zarzuela do compositor espanhol

De 22 a 29 de julho, Juiz de Fora recebe a 29ª Edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e do Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, o evento será realizado com apoio do Instituto Cervantes BH, órgão oficial do Governo da Espanha. Os concertos e atividades são gratuitos e os visitantes poderão conferir apresentações de importantes músicos de expressão nacional e internacional.

O destaque deste ano será a homenagem ao compositor espanhol José de Nebra (1702-1768), com a estreia nacional da zarzuela (tipo de ópera cômica espanhola) “Vendado es Amor, no es Ciego”. A montagem tem a direção artística da soprano brasileira Rosana Orsini, que também atua na produção como intérprete, além de contar no elenco com a mezzo-soprano espanhola Nerea Berraondo, o contratenor italiano Enrico Vicinanza e cantores brasileiros selecionados.

 “O Festival vai homenagear os 250 anos de morte de José de Nebra, um dos mais importantes compositores dramáticos da península ibérica na primeira metade do século XVIII. Ao apoiar mais este evento, nos consagramos não somente como referência no ensino do espanhol, mas também como disseminador da cultura espanhola”, destaca Luís Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte.

Segundo o supervisor do Centro Cultural Pró-Música e organizador do evento, Marcus Medeiros “o Instituto Cervantes representa um forte apoio na divulgação do evento, permitindo a expansão de nossos contatos, bem como fortalecendo a credibilidade na qualidade do Festival”, pontua.

 

 Ópera José de Nebra

 

A abertura do evento será no dia 22, às 20h, no Cine-Theatro Central, com o concerto da Orquestra de Câmara Sesiminas. Mais informações pelohttp://www.promusicaufjf.com.br/festival/index.html.