Com foco na diminuição do desemprego e em possibilitar fontes de renda alternativas, Academia aposta na ‘Gastronomia Solidária’ e disponibiliza gratuidade no ensino culinário e gastronômico

Pensando em colaborar com a diminuição do desemprego no Brasil, a Academia Nova Safra Food Service começa a oferecer, a partir do dia 13 de julho, cursos gratuitos destinados ao público de baixa renda. “Nosso intuito é aumentar as possibilidades de pessoas menos favorecidas para desenvolverem novas habilidades e conseguirem vagas no mercado de trabalho ou uma renda extra com a produção do que foi aprendido nas aulas”, declara Ana Carolina Félix, diretora da Nova Safra Food Service.

Conhecida em toda Minas Gerais pelos seus cursos variados, como os de pizzas, salgados, tortas, doces, roscas, técnicas de confeitaria, pães, entre outros, a Academia ministra ainda cursos voltados à especialização como: excelência no atendimento e manipulação de alimentos. “Os cursos que serão ministrados gratuitamente terão os mesmos temas dos pagos, sem diferenças de receitas e professores. Entretanto, não serão utilizados produtos com custo elevado e que demandem a utilização de muitos equipamentos, para não inviabilizar a posterior venda dos produtos feitos pelos interessados”, destaca Ana Carolina.

Neste primeiro momento serão beneficiados no projeto “Gastronomia Solidária”, os integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade pública da política de assistência social, localizados em áreas com altos índices de vulnerabilidades e risco social. Belo Horizonte conta hoje com 34 unidades e cada uma delas referencia cinco mil famílias e atende no mínimo mil famílias por ano.

Um dos principais serviços do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que busca fortalecer continuamente a função de proteção das famílias, evita que se rompam os vínculos, promove o acesso aos direitos e contribui na melhoria da qualidade de vida dos usuários. Além disso, realizam atividades culturais e esportivas para promover a integração da comunidade. Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecem atividades para crianças, adolescentes e idosos.

“Por ser um programa bastante importante na capital mineira, decidimos fortalecer esse vínculo entre as famílias carentes. Para isso, oferecemos os cursos gratuitos primeiro a eles, para que consigam uma capacitação e, de forma independente, possam vender o que produzirem ou se recolocarem no mercado de trabalho. Essa é a nossa contribuição contra o desemprego crescente em nosso país”, enfatiza Ana Carolina.

Antes de ingressarem nos cursos, os alunos passarão por uma triagem feita por psicólogas e assistentes sociais do CRAS, na qual será observada se o interessado tem aptidão para a culinária e gastronomia. Sendo aprovado, o aluno estará apto a ingressar nos cursos da Academia Nova Safra.

Posteriormente os cursos serão abertos para outras instituições, ONGs ou projetos sociais.