Mirtes Helena Scalioni

Mais do que revolucionário, “Paraíso Perdido” é um filme libertário, atrevido e contemporâneo, verdadeiro discurso contra o preconceito. “Qualquer maneira de amor vale a pena” – é o que inspira o longa. E é esse sentimento que também parece mover os personagens. A história se passa quase toda numa boate nada convencional, onde uma família nada convencional se apresenta em performances que arrebatam e emocionam o pequeno público presente. Tudo é único, peculiar, inesperado.

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Pode até ser que a trama criada pela diretora Monique Gardenberg se torne confusa em determinado ponto da história, mas isso não atrapalha nem tira o brilho do filme. Pelo contrário. Certa estranheza e uma pequena dose de esquisitice acabam por conferir charme e poder ao filme. E o elenco parece ter sido escolhido a dedo. A começar pelo patriarca do núcleo, José, interpretado por um Erasmo Carlos extremamente à vontade, passando pelo novato Jaloo, que faz o travesti Ímã, uma descoberta da diretora. Completam a família Júlio Andrade, encantando como o cantor Ângelo; Hermila Guedes como a ex-presidiária Eva; Júlia Konrad como a grávida Celeste, e Seu Jorge como o filho adotivo Taylor, que sonha ser ator.

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Correndo por fora, compartilhando dores e delícias com o grupo, estão Marjorie Estiano como a misteriosa Milene, Humberto Carrão como o sensível e atormentado Pedro; Felipe Abin como Joca, o namorado de Celeste; Malu Galli como a cantora surda Nádia e Lee Taylor, numa atuação comovente como o policial Odair, personagem central da trama. Tudo se encaixa de uma forma tão natural, que a credibilidade e empatia com o espectador são imediatas. Tudo se encaixa.

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Um detalhe do longa que merece destaque: a música. “Paraíso Perdido” é todo embalado e costurado por canções populares que algum desavisado pode chamar de bregas. Pode, mas não deve. O diretor musical do filme é Zeca Baleiro e isso faz toda a diferença. Que ninguém espere cantorias manjadas do tipo “Eu não sou cachorro não”, “Sandra Rosa Madalena” e “Receba as flores que te dou”. Baleiro não se rendeu ao óbvio.

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Os cantores e cantoras da boate dilaceram o peito do espectador apresentando pérolas românticas como “Sonhar contigo”, de Adilson Ramos (“este é o meu maior desejo/ tomar tuas mãos, calar tua voz num longo beijo”), “Impossível acreditar que perdi você”, de Márcio Greick (“não, eu não consigo acreditar no que aconteceu”), “Tortura de amor”, de Waldick Soriano (“hoje que a noite está calma/e minh’alma esperava por ti”) e “As minhas coisas”, de Odair José (“o meu casaco com você se acostumou/ sentiu tanto a sua falta/ que de tristeza desbotou”).

Não há sombra de crítica, riso ou deboche. Pelo contrário, há reverência, respeito ao sentimento. O ambiente é simples, a luz é baixa, o drinque barato está à mão e o clima é de pecado. De cortar os pulsos. “Paraíso Perdido” pode e deve ser conferido no
Belas Artes 3 (sessões de 14h e 21h) , Cinemark BH Shopping 10 (16h20 e 21h30) e Net Cineart Ponteio 2 (18h40 e 20h50).
Duração: 1h50
Classificação: 14 anos