Na próxima quarta-feira, dia 23 de maio, às 19h, alunos do Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña, Escola Profissionalizante Santo Agostinho e Oficina do Saber realizam o “2º Festival Artístico e Literário Inteligência e Coração”. Os alunos produzirão trabalhos textuais, artísticos e culturais, que abordem o tema “Justiça versus Violência: construindo uma cultura de paz”, em referência à Campanha da Fraternidade 2018. Os trabalhos serão divididos em cinco categorias: poesia, artes plásticas (escultura, pintura), artes gráficas (fotografias, desenhos, curta-metragens), musical (paródias e composições autorais) e expressão corporal (teatro e dança).
Segundo a diretora do Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña, Arlene Faria, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2018 é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. “Por meio da valorização da produção artística e textual, vamos desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade e a originalidade, aplicados à reflexão do tema da Campanha da Fraternidade, e com a filosofia agostiniana”, comenta Arlene.
As duas escolas e o projeto Oficina do Saber são obras sociais da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), dos freis agostinianos, uma entidade civil de assistência social, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e de promoção humana. Com sede em Belo Horizonte (MG) e há 83 anos no Brasil, a SIC é mantenedora do Colégio Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte (Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima, com cerca de 8 mil alunos. Além disso, mantém quatro obras sociais no âmbito da educação atendendo a outros 3,5 alunos.