6 de abril é o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vida é considerada saudável quando o indivíduo possui bem-estar físico, mental e social; não somente quando não há afecções e enfermidades.

A falta de tempo é um dos principais motivos para cerca de 76% brasileiros não praticarem exercícios físicos, segundo Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), divulgada em 2017. Para a gerente de gestão de saúde da Vitallis Sanitas, Jaqueline Aparecida Silva Xavier, “pequenos hábitos podem melhorar, e muito, a saúde do indivíduo”.

Seguem algumas dicas da especialista:

– Beber água. A hidratação ajuda a evitar doenças, como infecção urinária, renal e constipação intestinal, além de desintoxicar, auxiliar na absorção de nutrientes e glicose, emagrecer e deixar a pele revitalizada. É indicado o consumo, no mínimo, de 2 litros de água por dia.

– Manter a mente saudável também é sinônimo de qualidade de vida. Cérebro descansado auxilia na prevenção de outras doenças. O cérebro processa várias informações ao longo do dia e, ainda, faz com que tudo funcione no seu corpo. Portanto, uma noite mal dormida faz com que nosso cérebro não descanse e não opere de forma adequada no outro dia, causando estresse, falta de memória, baixa imunidade e levando até a outras doenças mais graves. O aconselhável é de, no mínimo, 7 horas de sono.

– Alguns alimentos do dia a dia podem auxiliar na busca por uma vida mais saudável, como é o caso do brócolis, que é rico em vitaminas C, K e B; batata doce, rica em cálcio, potássio e ferro; repolho verde, que reduz problemas cardiovasculares; cenouras, que podem diminuir o risco de câncer de próstata e estômago; quinoa, que, diferentemente de outros grãos, é completa em proteínas. Para Jaqueline Xavier, “para uma alimentação saudável, não é necessário gastar muito”.

– É importante realizar consultas e estar com exames em dia. Segundo uma pesquisa do Instituto Data Popular, de 2013, seis em cada dez pessoas só procuram um médico quando estão doentes. Tenha um profissional de referência, que acompanhe todos os seus procedimentos e conheça bem seu corpo.

– Faça exercícios físicos regulares. Uma caminhada é um ótimo exercício e ajuda a evitar diversas doenças. Converse com seu médico sobre a intensidade e a duração da caminhada indicada para você.

– Faça coisas de que goste. Tire um tempo para estar ao lado dos amigos e das pessoas que ama. Trabalhar é importante, mas fazer uma pausa para se equilibrar emocionalmente é fundamental