Atividades diversificadas e abertas ao público acontecem em todas as regiões do estado
O protagonismo feminino cresce a cada dia e vem sendo demonstrado das mais diversas maneiras. A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelou que 2,4 milhões de mulheres passaram a exercer a função de chefe de família no país. E o empreendedorismo foi uma das formas encontradas para se realizar profissionalmente e melhorar a renda familiar. De acordo com pesquisa do Sebrae-MG, divulgada no ano passado, as mineiras representam 46,8% dos microempreendedores individuais no estado, chegando a 344,5 mil. Com intuito de estimular ainda mais a qualificação técnica e gerar oportunidades de negócio, durante o mês da mulher, o Senac oferece uma programação de palestras e workshops gratuitos direcionada a esse público. As atividades acontecem a partir de 5/03, nas unidades do estado, incluindo Belo Horizonte e Contagem.
Neste ano, as ações estão focadas no consumo colaborativo, conceito que tem gerado novos modelos econômicos, criando oportunidades de trabalho, viabilizando negócios e proporcionando ganhos para empresários driblarem a crise financeira. A gerente de produtos em Moda e Beleza do Senac, Patrícia Carvalhais, explica que essa é uma forma de consumo a partir de uma nova ótica, que traz para o comércio novas soluções de gestão e vendas.
“Se uma costureira investir sozinha em todas as máquinas necessárias – overloque, galoneira, entre outras – ela terá dificuldade em abrir o seu negócio. Mas se encontrar outras profissionais que já tenham os demais equipamentos, o negócio torna-se mais viável. É este também o modelo de coworking, no qual várias pessoas compartilham o mesmo espaço de trabalho visando a economia. E, ainda, lojas que abrem espaço para que outras marcas vendam seus produtos no mesmo local. As pessoas continuam consumindo, mas essas novas soluções geram uma melhoria para toda a cadeia, da produção à venda”, explicou Patrícia. Segundo ela, este ano, a programação do Senac tem o objetivo de aguçar o olhar da mulher para as oportunidades geradas pela proposta da colaboração.
Na unidade do Centro, em Belo Horizonte, por exemplo, o público poderá participar do workshop Customização de Roupas: Desgaste de Jeans, no dia 8 de março. Na unidade Venda Nova, haverá a palestra Comercialização de produtos pela internet: como cobrar e receber, no dia 9. E na Faculdade Senac – Campus Contagem, a dica é a palestra Mulher Empreendedora: Estratégias de como Montar um Negócio, no dia 8.
Toda a programação é gratuita e tem vagas limitadas. Em Belo Horizonte, as atividades acontecem nas unidades do Senac no Centro (Rua Tupinambás, 1038) e Venda Nova (Avenida Liége, 213, bairro Jardim dos Comerciários). Em Contagem, haverá ações na Faculdade Senac (Rua Paineiras, 1300, Eldorado).
Outras informações, assim como a programação completa do evento, estão disponíveis pelo mg.senac.br ou 0800 724 4440. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelocursos.mg.senac.br.