O ensino não-presencial é uma realidade crescente na Educação. A internet, as redes sociais e as novas tecnologias fazem parte do cotidiano das pessoas e a utilização dessas interfaces tecnológicas modificou as relações entre aluno e professor, viabilizando o ensino semipresencial. Diante desse novo cenário, o SESI FIEMG, parceiro do Sinduscon-MG e do Seconci-MG no desenvolvimento de um longevo Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem oportunizando essa modalidade de ensino para trabalhadores da construção civil.

Agora é possível realizar a EJA à Distância (EJA/EaD), com aulas presenciais uma vez na semana. Esse modelo atende alunos do Ensino Fundamental (15 anos completos) e do Ensino Médio (18 anos completos). E para que o aluno esteja familiarizado com o ambiente virtual, o SESI promove uma semana de inclusão digital presencial, introduzindo-o nessa dinâmica.

 Através da EJA/EaD, o aluno tem mais autonomia sobre a própria trajetória de aprendizagem e o professor é um mediador do processo. O curso é gratuito e tem carga horária de 1200 horas, sendo 80% à distância e 20% presencial. O aluno estuda acompanhado de um “professor-tutor”, tanto on line, quanto presencialmente. Nos momentos on line os professores-tutores irão ficar à disposição em dias e horários pré-determinados. O atendimento acontecerá via telefone, e-mail e chat. Já os momentos presenciais serão realizados na Unidade de Ensino SESI COMAR, uma vez por semana.

Empresas associadas ao Sinduscon-MG e ao Seconci-MG podem inscrever seus funcionários na nova modalidade de aprendizagem. A EJA/EaD oportuniza a inserção no mundo digital e a melhor adequação às novas formas de se relacionar e de trabalhar, fortalecendo a inclusão social.