Falta de informação gera contratempos e insegurança em compradores e vendedores
Na corrida pela realização do sonho da casa própria, muitas vezes, as pessoas acabam deixando de lado importantes detalhes que envolvem o processo de compra. Em alguns casos, o comprador possui pouco ou nenhum conhecimento das etapas necessárias para o fechamento de uma negociação imobiliária. Sem preparação, os aportes financeiros que são necessários ao longo do processo acabam pesando demais no bolso do consumidor que, em alguns casos, acaba desistindo da compra e elevando os índices negativos do mercado. Por isso, é importante planejar a compra e contar com a opinião de profissionais especializados.
De acordo com o coordenador de vendas e marketing da AP Ponto Construtora, Tadeu Costa, esse tipo de situação é recorrente nas negociações de empreendimentos. “As pessoas normalmente desconhecem grande parte do processo e acabam se assustando quando é preciso pagar taxas e encargo, por exemplo. Para diminuir as taxas de distrato, oferecemos um treinamento direcionado, reforçando com os consultores de vendas a importância de explicar tudo claramente ao cliente no momento da negociação, evitando cancelamentos de contrato no futuro”, explica.
Com foco principal no segmento “Minha Casa Minha Vida”, a construtora vê esse desconhecimento partir, especialmente, dos jovens e daqueles que estão comprando o primeiro imóvel. “Para muitos é a primeira grande compra da vida e acabam indo pelo impulso de sair logo do aluguel, sem fazer o planejamento adequado, pesquisar sobre o assunto e tirar todas as dúvidas com o consultor de vendas. O comprador devidamente esclarecido contribui para que o processo seja mais rápido e eficiente, além de ter mais confiança na sua decisão”, completa Tadeu.
Outro ponto que costuma gerar dúvidas ao consumidor é o que realmente está incluso na entrega do imóvel na planta. Tendo como base as imagens de divulgação do empreendimento e a visita ao apartamento decorado, muitos consumidores criam expectativas que não se cumprem no momento da entrega das chaves, gerando desconforto na etapa final do processo. “É preciso apresentar quais serão os acabamentos do apartamento e também o que está ou não incluso nas áreas de uso comum. O corretor tem essa função de orientar e o cliente também precisa esclarecer todas as suas dúvidas e saber o que realmente está sendo pago, o que muitas vezes não acontece”, reforça Costa.
Com objetivo de simplificar e orientar os consumidores, a AP Ponto conta uma web série com vídeos explicativos que apresentam os detalhes sobre o processo de compra. “A nossa missão é descomplicar o sonho da casa própria de nossos clientes. Por isso, buscamos e investimos em iniciativas que valorizem e que facilitem o entendimento das principais etapas do processo de compra de qualquer empreendimento”, finaliza.