No próximo sábado, 2 de dezembro, das 14h às 17h, o Museu dos Brinquedos será palco do lançamento projeto “Pequenos Mochileiros”, clube de assinatura inédito no Brasil, em uma tarde repleta de diversão, conhecimento, pipoca e algodão doce. O evento é gratuito, mediante cadastro no site www.pequenosmochileiros.com.br. O Museu dos Brinquedos fica localizado na Av. Afonso Pena, 2564, funcionários.

A programação contará com diversas atrações. Das 14h às 16h, cinco oficinas temáticas representando os continentes serão oferecidas: A oficina “Lanterna Vermelha Chinesa”, um dos mais importantes símbolos chineses, representando a prosperidade e boa sorte. A criançada terá a oportunidade de construir sua própria lanterna e desenvolver um enigma secreto, que será descoberto através de dicas de palavras, poemas ou frases. 

A oficina “Fóssil” terá como temática a Argentina e os famosos fósseis encontrados por lá. As crianças serão instigadas a construir um fóssil de dinossauro, utilizando gesso, pedaços de plantas, ossos artificiais e conchas. Com o tema “França”, a oficina representante do continente europeu ensinará a criançada a pintar a famosa Torre Eiffel, utilizando a técnica francesa de pontilhismo, que cria imagens a partir de pequenas manchas e pontos de cor. A oficina “Austrália”, local conhecido como “o país do bumerangue”, vai garantir muita diversão auxiliando os pequenos na montagem de seu próprio bumerangue de brinquedo.

Já o “Camarim Africano” será Inspirado na rica e diversificada cultura da África, que reúne diversos povos, religiões e costumes. Os visitantes poderão confeccionar adereços da Cleópatra e Faraós do Egito antigo, as famosas máscaras africanas e os turbantes muçulmanos da África do Norte. Complementando a diversão, as crianças vão construir importantes monumentos em miniaturas, por meio de quebra-cabeças em 3D, e poderão levar para casa um pedacinho de diferentes lugares do mundo como recordação. Além disso, os pequenos poderão aprender as principais brincadeiras de inúmeros países, passando por todos os continentes.

Às 16h, a contação de histórias, comandada pela artista Alessandra Vissentin, vai apresentar famosas histórias de diferentes países do mundo, garantindo uma viagem imaginária por culturas e costumes, apresentando a riqueza cultural e a compreensão da beleza e importância das diferenças. O evento conta também com a exposição de brinquedos do Museu aberta ao público durante todo o dia.