Direcionado para empresários do segmento da panificação, curso objetiva formação para liderança
Empreendedores de padarias estão investindo cada vez mais em capacitação para estruturar processos, ampliar qualidade e vender mais. O setor, que tem como peculiaridade a longevidade e um alto índice de sucessões, demanda dos gestores atualização constante para garantir eficiência nos negócios. Por esse motivo, o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) está promovendo o curso de “Formação para Gestores” destinado a jovens empresários do segmento.
O treinamento tem como objetivo formação de jovens empresários do segmento da panificação em gestão para o seu negócio e sucessão tanto das empresas, quanto das entidades sindicais. Com início em outubro, a capacitação irá até o fim de abril do ano que vem, contemplando 21 encontros, sempre às sextas-feiras, das 13:30 às 18:00h.
“A ideia surgiu a partir de uma percepção de que os cargos de liderança nas empresas e nas entidades patronais em breve precisarão de novos representantes. Por isso, prospectamos no mercado empresas de alta qualidade para formular um curso específico para as lideranças do nosso segmento”, pontua Tarcísio Joé Moreira, à época presidente da Associação Mineira da Indústria da Panificação (AMIP). A empresa contratada para realização da capacitação foi o Instituto Áquila.
Os presidentes do Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais (SIP), José Batista de Oliveira e da Associação Mineira da Indústria da Panificação (AMIP), Vinícius Dantas, se mostraram otimistas com a primeira turma. “Para nós, líderes de entidades de classe de um setor tão representativo para a economia, é muito gratificante ver que o empresariado também está engajado na manutenção de uma indústria próspera e bem representada”, destaca Batista.
Ao longo do curso de formação de gestores, os participantes aprenderão sobre desenvolvimento de lideranças, inteligência competitiva, alinhamento de metas, finanças, governança corporativa; ética; associativismo; economia e mercado; gestão pública, gestão tributária e gestão trabalhista. Ao fim do processo, cada gestor fará um projeto personalizado para implantação na sua padaria, sob orientação equipe de instrutores do curso.
Para Dantas, qualquer negócio, antes de gerar lucro, surge antes com uma razão de existir: atender uma demanda de uma localidade ou de um grupo de pessoas. “No entanto, não é só o cliente que tem que estar satisfeito, mas também todas as partes interessadas no negócio, entre elas: acionistas, público interno, governo, fornecedores. E o gestor tem que se preocupar com todos esses públicos, atender todas essas demandas e criar valor para todos esses públicos”, finaliza.