Por meio de palestras e panfletagens, os alunos buscam conscientizar as pessoas sobre as possibilidades e riscos do ambiente online, tanto dentro como fora da escola, em um trabalho de protagonismo juvenil que compartilha a ética no ambiente online
Conheça o guia em: www.santoagostinho.com.br/boasescolhas
Pesquisas recentes demonstram que 96% dos jovens no Brasil usam a internet todos os dias, sendo que 90% dos de 9 a 17 anos possuem pelo menos um perfil em rede social. Cada vez mais, a comunicação e as relações interpessoais são mediadas pela linguagem digital. Atentos a isso, alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima elaboraram o “Guia de Boas Escolhas Online”, com dicas para o uso seguro, responsável e ético da internet.
Segundo a diretora Lorena Macedo, mais que orientar as pessoas sobre o uso responsável da internet, esse programa transforma os alunos em protagonistas compartilhadores da ética no ambiente online. “A internet atualmente compõe o cotidiano de forma ágil e dinâmica, mas também carrega riscos e desafios vivenciados pelo limitado conhecimento das pessoas em relação ao funcionamento e aparente anonimato dos usuários. Por se tratar de um tema tão importante para a sociedade atual, a publicação desse guia contribui com o debate sobre os riscos, as potencialidades e a prevenção de crimes virtuais”, explica a diretora.
No dia 7 de novembro, os estudantes realizaram palestra sobre boas escolhas online, divulgando o Guia na Escola Estadual Deniz Vale, em Nova Lima. Acompanharam o encontro os representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Robson de Abreu Parreiras, superintendente de Tecnologias Educacionais e Túlio Cícero Aimberê Rodrigues, diretor de Apoio Operacional e Controle de Redes, visando ampliar o programa para as demais escolas estaduais em parceria com o Colégio Santo Agostinho. “A previsão é que os alunos visitem mais escolas e realizem panfletagens em ambientes públicos”, diz Lorena.
No processo de construção do guia, os alunos dividiram-se em grupos de trabalho e cada um dedicou-se aos temas: a internet como ambiente público, privacidade, redes sociais, cyberbullying, sexting, aliciamento, excesso de internet e jogos online. A versão 1.0 do guia está disponível em: www.santoagostinho.com.br/boasescolhas
Confira algumas dicas elaboradas pelos alunos:
– Nunca converse com pessoas que você não conhece, pois você não sabe quem está do outro lado da tela.
– Nunca acredite em ameaças virtuais e peça ajuda a seus pais, responsáveis ou professores.
– Pense antes de postar imagens de seus amigos, pois eles devem estar sempre de acordo com a exposição.
– Proteja sua privacidade no ambiente online, nunca divulgue informações pessoais como endereço, dados pessoais ou financeiros, logins e senhas.
– Tome cuidado ao compartilhar uma imagem ou vídeo para não ferir os sentimentos de alguém e nem exponha as pessoas sem a autorização delas.
– Não fique preso ou afastado das pessoas por causa da internet, pois assim estará se isolando do mundo social à sua volta e ele também é importante.
– Observe com atenção e, se estiver sofrendo bullying ou ciberbullying, converse com um adulto de sua confiança, como seus pais e professores.
– Não se deixe influenciar pelos outros em relação à produção de conteúdo e publicação de imagens nas redes sociais.
– Tenha cuidado quando estiver navegando na internet, já que nunca temos certeza do que está por trás de um perfil, de um e-mail ou apelido.
– Lembre-se sempre que a vida não é apenas online, pois passear, ir ao cinema e conhecer lugares faz bem.
– Cuidado com o excesso de jogos no ambiente online.