Campeonato Brasileiro de Marcha Batida acontece de 14 a 18 de novembro. Evento deve receber 23 mil pessoas e movimentar a economia das cidades do Circuito das Águas
A raça Mangalarga Marchador volta às origens na promoção do Campeonato Brasileiro de Marcha Batida. A 31ª edição do evento será realizada em Caxambu, no Sul de Minas, de 14 a 18 de novembro, no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade. A expectativa dos organizadores é de receber 23 mil pessoas e movimentar não só a cidade de Caxambu, mas as cidades no entorno para suprir a demanda por hotelaria e restaurantes. A promoção é da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Prefeitura Municipal de Caxambu e Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador do Sul de Minas.
Uma série de atividades estão programadas, com atrações para todos os gostos e idades. Além das disputas, que vão apontar os melhores marchadores do país, haverá passeios turísticos e culturais, como a visita ao Museu do Cavalo Mangalarga Marchador e às Fazendas Pilares da Raça. A criançada poderá se divertir no espaço kids e na mini fazenda. A tradicional música de Minas dá ritmo ao evento, interpretada por cantores locais. Uma iniciativa da prefeitura promete apresentações diárias, sempre à partir das 20h, no calçadão central da Caxambu.
O 31º Campeonato Brasileiro de Marcha tem a expectativa de receber 600 animais. No dia 17 de novembro (sexta), será realizado um grande leilão da raça, no Hotel Glória, com a oferta de 35 lotes de exemplares de alta categoria, inclusive dez embriões. Entre as atrações estão chopperia, opções gastronômicas, produtos típicos do Sul de Minas, joalherias, selarias e novidades do mundo do agronegócio.
O evento marca o encerramento do calendário anual de atividades da raça Mangalarga Marchador e volta a aquecer o turismo da cidade mineira, famosa pelas águas minerais. A edição do CBM também será momento de confraternização entre criadores, profissionais e personalidades da raça. Uma oportunidade para rever e fazer amigos e negócios.
Revitalização
O evento acontecerá em um parque revitalizado, pensado para o bem estar dos cavalos e criadores. A pista foi ampliada, baias foram construídas, o alojamento para os peões e os dois restaurantes do parque receberam investimentos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).
“Essa é uma obra que vai além de proporcionar uma das melhores edições do CBM. Ela vai ficar como legado para a cidade e região. O parque poderá receber grandes eventos com mais conforto e infraestrutura”, comenta Daniel Borja, presidente da ABCCMM.
Região de Origem
A região do sul de Minas é conhecida como região origem da raça Mangalarga Marchador, porque foi nela, especificamente em Cruzília, que se iniciou a raça, famosa no mundo inteiro por ter uma marcha de melhor rendimento, equilíbrio e conforto. O cavalo muito dócil é utilizado no trabalho, no esporte e no lazer. Também é uma das raças mais utilizadas para a prática da equoterapia.
A raça Mangalarga Marchador foi criada há mais de 200 anos do cruzamento dos cavalos Álter trazidos pelos portugueses com alguns cavalos da região do sul de Minas. O cavalo de porte médio ganhou Minas, o país e o mundo. A raça conta com um plantel de 600 mil cabeças no país. Minas Gerais é o estado com maior parte desse número.
A Associação “Marchadores Pela Vida” também terá espaço exclusivo, oferecendo a todos os presentes a oportunidade de colaborar com doações destinadas à casas de apoio a crianças em tratamento do câncer e a dependentes químicos carentes.