A responsabilidade social é um dos pilares da Lafaete, empresa mineira especializada em locação de equipamentos e soluções construtivas. Neste mês, duas organizações não governamentais (ONG) de Minas Gerais receberam o apoio da empresa por meio de doações. A instituição Lar, Amor e Esperança, de Contagem, que atende pessoas em tratamento contra o câncer, ganhou um contêiner da Lafaete para ser transformado em bazar. Já para a entidade Aliança de Misericórdia, em Belo Horizonte, cujo projeto visa diminuir o risco de crianças e jovens de entrarem para a criminalidade, a empresa cedeu máquinas para a terraplanagem do terreno.
A instituição Lar, Amor e Esperança atende cerca de 40 pessoas na luta contra o câncer, indicados pelos hospitais de Belo Horizonte e pela prefeitura de Contagem, doando cestas básicas, remédios e suplementos que os pacientes precisam. Para a coordenadora da instituição, Sônia Maria Rabelo, o apoio da Lafaete é muito importante, pois, muitas vezes, as instituições não têm uma fonte de renda estável. “Tudo que temos na entidade é fruto de doação. Por isso, é essencial que as empresas se mobilizem para dar mais apoio. A nossa única fonte de renda é um bazar que temos, que, agora, fica dentro do contêiner que a Lafaete disponibilizou”, declara.
Já o espaço Aliança de Misericórdia foi inaugurado, no dia 14 de outubro, no bairro Madre Gertrudes, em Belo Horizonte. A instituição vai promover cursos, disponibilizar uma área de lazer e evangelização para jovens e adultos da região. O objetivo é oferecer uma opção para o desenvolvimento pessoal e profissional, reduzindo, assim, a vulnerabilidade social dessas pessoas. De acordo com o gerente administrativo e missionário da Aliança de Misericórdia, William Pereira, a instituição busca contar com o apoio de toda a sociedade. “Nós acreditamos em uma fonte de misericórdia, em que aqueles que têm uma fonte de renda possam ajudar quem não tem. É nobre o que a Lafaete fez por nós, acreditando na instituição, para que possamos ajudar mais pessoas que têm desejo de melhora de vida”, comenta.
A Lafaete já participou de outros projetos que ajudam pessoas e entidades carentes. Uma delas é o projeto “Banho de Amor”, que visa proporcionar oportunidade de higiene às pessoas que moram na rua, em banheiros itinerantes montados pela empresa. Além dos banhos e kits com toalha, xampu, condicionador, sabonete, creme dental e escova, homens e mulheres recebem doações de roupas limpas e participam de um lanche coletivo. Segundo Alberto Silva, presidente da Lafaete, a empresa acredita que, para construir um mundo melhor, é necessária a ajuda de cada um. “Apoiar entidades carentes e projetos que visam dar uma condição melhor a uma pessoa necessitada reforça o nosso compromisso social”, afirma.
Sobre a empresa
A Lafaete, criada em 1970 em Belo Horizonte (MG), atua nos segmentos de locação, fabricação e venda de equipamentos para construção civil, infraestrutura, mineração, alimentação, agricultura, indústrias em geral e eventos. Com sede na capital mineira e nove filiais em nove Estados, a empresa tem cerca de 700 funcionários e possui fábrica com certificação ISO 9001.