O que conta mais na hora de escolher um imóvel residencial para alugar? Localização, tamanho ou preço? Em tempos de altos juros e de restrição do crédito imobiliário, alugar se tornou a opção mais viável no momento. Dados de um levantamento feito pela startup Lockey – plataforma digital para locação imobiliária, aponta que a localização, segurança e o estado de conservação do imóvel são os maiores decisores na hora da escolha.
De acordo com gerente geral da Lockey, Vinícius Digênova, o perfil de imóvel mais procurado em Belo Horizonte é apartamento de 3 quartos, entre 75m² e 90m², com um ticket médio de locação em torno de R$1.600,00. Entretanto os imóveis de 2 quartos também têm tido uma excelente procura pelas famílias menores ou casais recém-casados, que buscam empreendimentos mais novos, com área de lazer e boa localização.
A pesquisa também assinala uma preferência pelos bairros Buritis, Centro, Funcionários, Lourdes e Sagrada Família, pela acessibilidade ao centro, escolas e trabalho. Porém, há uma demanda crescente pelos bairros Padre Eustáquio e Caiçara. Existe uma grande procura pelo bairro Castelo, por exemplo. “É o segundo bairro com o maior número de imóveis para locação e o mais procurado do Vetor Norte, na região da Pampulha”, acrescentou Vinícius.
Segundo Vinícius Digênova, o estado de conservação do imóvel também é algo que influencia muito na decisão. “Independentemente do imóvel ser novo ou antigo, o inquilino quer entrar no imóvel e ter sossego. Por isso, sempre que possível, ajustamos com os proprietários para que deixem seus imóveis conservados, limpos, com manutenções em dia e valores atrativos. Esses imóveis tendem a ser locados primeiro”, garantiu ele.
Locação 100% digital
A starup Lockey é um serviço criado para facilitar o processo de locação, tarefa muitas vezes difícil para o inquilino e para o proprietário. A plataforma oferece também a digitalização de contratos, com assinaturas e negociações online, fotos e imagens 360º que ajudam na escolha do empreendimento sem a necessidade de visitar todas as opções. Outro ponto importante é que inquilino não precisa apresentar um fiador para fechar o negócio. A empresa assegura para o proprietário o recebimento do aluguel, mesmo com o inquilino inadimplente. “Mas ainda assim, com toda a tecnologia, não abrimos mão de um bom atendimento. Engajamos todos os setores a encontrar e negociar o imóvel ideal para cada perfil de cliente”, pontuou Vinícius.
Sobre a Lockey
A geração 2.0 das imobiliárias foi lançada em Belo Horizonte em março de 2017. A plataforma digital conta com imóveis para locação em Belo Horizonte e oferece soluções para os clientes que buscam agilidade e inovação no processo de aluguel. Sem burocracia, todo o processo é feito digitalmente. Para o locatário, não é necessário ter fiador e o proprietário tem direito a um seguro fiança. Saiba mais: www.lockey.com.br