Evento foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro e apresentou espécies do Brasil e do mundo em Belo Horizonte
No último fim de semana mais de 12,5 mil pessoas visitaram a 38ª edição da Feira Nacional de Orquídeas, realizada pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), no Minascentro, em Belo Horizonte. Apaixonados pela beleza das plantas expostas, os visitantes geraram um volume de negócios que superou R$ 1 milhão.
A feira contou com 22 estandes de produtores de orquídeas de todo o Brasil que trouxeram cerca de 50 mil orquídeas das mais variadas espécies para agradar ao público da capital mineira. Já a exposição contou com a presença de 16 Associações de Orquidófilos de várias cidades de Minas Gerais e outros estados, que levaram mais de 400 plantas que encantaram o público por sua exuberante beleza e aroma. As mais belas foram premiadas em 16 categorias.
O evento teve um espaço especial destinado à gastronomia. O Espaço Gourmet foi desenvolvido em parceria com o Sebrae e os visitantes puderam apreciar sorvetes artesanais, café gourmet, queijos finos do serro, azeite de Andradas, doces da serra mineira, dentre outros produtos de Minas Gerais.
Outro destaque do evento foi a Exposição de Fotos ganhadoras do 1º concurso AMO Fotografar Orquídeas e sua nova edição que movimentou este ano fotógrafos profissionais e amadores durante todo o evento.
Diversos cursos foram ministrados durante os três dias da feira. Eles foram abertos ao público e ensinaram sobre cuidados, plantio e manutenção das orquídeas. A primeira “Oficina Sensorial para Deficientes Visuais” foi um grande sucesso, os participantes aprenderam sobre cultivo, adubação e manuseio das orquídeas através do tato e olfato. Houve também um seminário sobre a importância da conservação destas plantas na natureza em parceria com o projeto Pelas Trilhas da Fumec. “Todos os cursos para crianças e adultos tiveram lotação esgotada, mostrando o grande interesse do público em aprimorar os cuidados com as orquídeas”, destaca Denise Vasconcelos, Presidente da AMO.
A Trupe Gaia, de Belo Horizonte, deu um toque especial ao evento através de uma ambientação em malhas tensionadas ao lado da Exposição de Orquídeas, deixando espaços vazados que aguçavam a curiosidade dos visitantes. Além disso, um túnel grafitado por artistas locais logo na entrada do evento e um lounge com puffs e cadeiras de balanço para descanso criaram uma atmosfera agradável. Na saída do evento um ambiente ainda oferecia quick massage feita por profissionais deficientes visuais que atenderam mais de 100 pessoas durante o evento.
“Essa edição do evento mostrou perfeita harmonia entre a exposição de orquídeas e a oportunidade do público adquirir suas espécies preferidas. Percebemos também que, apesar da crise, a feira teve recorde de público e gerou excelentes negócios para nossos parceiros expositores, que trouxeram para a feira um plantel de altíssima qualidade”, declara Denise Vasconcelos, Presidente da AMO.
Sobre a AMO
A Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), fundada em 12 de abril de 1978, é uma entidade não governamental de utilidade pública municipal e estadual, sem fins lucrativos. A AMO congrega orquidófilos, orquidólogos e pessoas interessadas em orquídeas visando o seu cultivo e a sua preservação no meio ambiente. A finalidade da Associação é o desenvolvimento da orquidofilia, visando principalmente a preservação das espécies da família orquidáceas, em orquidários e em seu habitat natural, estimulando a consciência e valores ambientais.