O setor de transportes, peça-chave na agenda de descarbonização e transição energética, garante sua voz na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá em Belém do Pará. O empresário mineiro Rubens Lessa Carvalho, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estados de Minas Gerais (FETRAM) e da Seção de Transportes de Passageiros da Confederação Nacional de Transportes (CNT), marca presença no evento para debater as estratégias e o financiamento necessários para um futuro mais sustentável do modal.

Painel Estratégico na Green Zone

Carvalho participará no dia 14 de novembro, do painel “Financiamento Verde e Políticas Econômicas para o Transporte Sustentável”, a ser realizado no auditório Uruçu, dentro da Zona Verde (Green Zone). O debate é considerado essencial para conectar a urgência climática com as necessidades práticas e econômicas do setor.

O debate vai girar em torno dos mecanismos de financiamento climático e investimentos sustentáveis no transporte, destacando as políticas e instrumentos financeiros que incentivem iniciativas de baixo carbono. Serão discutidas formas de acesso a crédito e títulos verdes, além da cooperação entre governos, bancos e setor privado, em alinhamento com a NDC brasileira, a Taxonomia Sustentável e o Plano Clima.

O painel contará com uma formação de lideranças multissetoriais, incluindo, Helder Barbalho, Governador do Estado do Pará; Maria Del Mar Whittaker, diretora do Grupo ABRA; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil e Ramos Alcaraz, CEO da JSL.

A presença de Carvalho e demais líderes do transporte e da economia sublinha a relevância de discutir como políticas econômicas e financiamento podem acelerar a adoção de tecnologias e práticas de baixo carbono no setor de mobilidade.

O Papel da Green Zone

A COP30, além de ser um fórum para negociações diplomáticas na Zona Azul, é um espaço de busca por soluções e inovações em resposta à emergência climática. A Green Zone, localizada no Parque da Cidade, cumpre o papel de aproximar a agenda climática da sociedade, servindo como um polo de diálogo e engajamento.

Com acesso livre ao público, o espaço promove a visibilidade de soluções e parceiros que fortalecem o compromisso com a abordagem Ambiental, Social e de Governança (ESG). A Zona Verde visa, assim, promover o engajamento democrático, a pluralidade de vozes e a transparência, reforçando o chamado da Presidência da COP para um Mutirão Global em prol do clima.