O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), referência em soluções inteligentes para cidades, é um dos convidados da quarta edição do P3C Parceria Público-Privada (PPPs) e Concessões, maior evento do setor do mercado de investimentos em infraestrutura do país. O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro em São Paulo, deve reunir mais de 1200 pessoas, entre representantes de empresas, entidades e governos para discutir alternativas e tornar o ambiente de negócios em infraestrutura mais estável aos investidores seguindo critérios ambientais, sociais e de governança.

O P3C 2025 será realizado em 9 palcos simultâneos, com transmissão ao vivo e contará com mais de 200 palestrantes em 32 painéis.  Rafael Tinelli, diretor de projetos do IPGC, ministra palestra sobre “Serviços Públicos e Desenvolvimento Imobiliário”, que acontece no segundo dia do evento. O painel discutirá oportunidades para habitação, urbanização, sistema funerário, sistema prisional, centros administrativos e outros serviços públicos nas cidades e estados.

Tinelli vai compartilhar a experiência do IPGC na estruturação e apoio a municípios e estados na implementação de projetos estratégicos. Ele também participa da discussão da perspectiva dos investidores (concessionários e mercados de capitais) sobre os riscos envolvidos em cada iniciativa.

O P3C é especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos com a missão de abarcar essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores.

Sobre o IPGC

Com sede em Belo Horizonte, Divinópolis e São Paulo, e com atuação em todo o país, o IPGC é um catalisador de inovação, na promoção de pesquisas e concepção de novas tecnologias que podem ser aplicadas diretamente ao desenvolvimento urbano.  Ele é um dos maiores institutos de inteligência de cidades do país.

Com mais de 120 projetos já desenvolvidos em 21 estados brasileiros, o IPGC atraiu mais de R$ 10, 4 bilhões em investimentos para as cidades. Por seus projetos de cidades inteligentes, o IPGC já recebeu premiação da ONU durante três anos consecutivos.

Por meio de suas iniciativas, o IPGC ajuda a integrar soluções tecnológicas avançadas em sistemas de transporte, gestão de recursos hídricos e eficiência energética, que são essenciais para o aumento da resiliência das cidades. O Instituto modela, estrutura e executa projetos em áreas como infraestrutura, saúde e educação.