Segundo levantamento da Maxmilhas, Belo Horizonte aparece na quinta posição do top 10, depois de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Salvador

O Dia Mundial do Turismo é comemorado na sexta-feira (27/9) e o setor no Brasil tem bons motivos para celebrar. Segundo o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo no país registrou o melhor desempenho para um primeiro semestre desde 2019, chegando a um faturamento de R$ 95,3 bilhões e crescendo 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas para que as marcas e empresas aproveitem o boom do setor, precisam seguir atentas às tendências de viagens.

Alguns destinos, historicamente, têm destaque entre os viajantes e acabam liderando o setor. É o caso de Belo Horizonte (MG), que aparece como quinto destino mais buscado neste ano, segundo levantamento da Maxmilhas, travel tech oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais e hotéis.

Outro exemplo é o Estado de São Paulo, que corresponde a cerca de 35% do faturamento total do turismo no país, e apontou aumento anual de 2,6% até junho deste ano, conforme a FecomercioSP. Não é à toa que o estado lidera o top 10 destinos mais viajados neste ano, com a capital São Paulo sendo a cidade preferida de quem compra passagens aéreas.

Mais um destaque em São Paulo é Campinas, que apresentou o maior aumento de participação na Maxmilhas, ou seja, a representatividade que aquele destino tem dentro do total de viagens da plataforma, em relação ao período de janeiro e setembro de 2023. Depois de Campinas, que teve aumento de participação de 66%, aparecem Belém com crescimento de 48% e Recife, 26%.

Já a maior queda foi de Porto Alegre, que saiu do top 10 devido às chuvas no estado e o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em seguida, vem Brasília e Fortaleza.

Confira a lista dos 10 destinos mais viajados em 2024:

  1. São Paulo, SP
  2. Rio de Janeiro, RJ
  3. Recife, PE
  4. Salvador, BA
  5. Belo Horizonte, MG
  6. Campinas, SP
  7. Brasília, DF
  8. Belém, PA
  9. Fortaleza, CE
  10. Curitiba, PR

Outro dado relevante é o aumento de 11% nas viagens solo nacionais e queda nas viagens em casal, com crianças e em grupos com 3 pessoas ou mais. “Isso mostra um movimento em direção à independência nas viagens. Muitas pessoas, principalmente da geração Z e mulheres, que antes viajavam acompanhadas, estão viajando mais sozinhas, em busca de aventuras, momentos de conexão consigo mesmos ou crescimento pessoal. Além disso, estudos mostram o aumento no número de famílias compostas por uma só pessoa e maior volume de viagens corporativas, que também podem estar influenciando nesse crescimento de viagens solo”, explica a Head de Marketing da Maxmilhas, Sabrina Lorente.  

Enquanto isso, nas viagens internacionais, quase todos os destinos que figuram no top 10 apresentaram queda na participação, indicando uma variedade maior de destinos viajados. “Podemos observar que, neste ano, os viajantes internacionais estão diversificando mais e saindo dos destinos comuns, o que explica a variação na representatividade que cada destino tem no número de passagens compradas. É um movimento interessante, que mostra uma tendência a buscar novos destinos e experiências de viagem”, destaca Sabrina Lorente.

Das cidades no top 10, Paris permaneceu estável nparticipação de viagens da Maxmilhas. As Olimpíadas de 2024 podem ter contribuído para que a Cidade Luz mantivesse seus patamares. Já Roma foi a única que cresceu, com aumento de 10%. Na outra ponta, com as maiores quedas, estão Lisboa e Orlando, que caíram 60%.

Veja a lista completa de destinos internacionais mais viajados até setembro de 2024:

  1. Lisboa, Portugal
  2. Roma, Itália
  3. Miami, EUA
  4. Paris, França
  5. Montevideo, Uruguai
  6. San Carlos de Bariloche, Argentina
  7. Madrid, Espanha
  8. Orlando, EUA
  9. Bogotá, Colômbia
  10. Asunción, Paraguai

“Apesar da variação nos destinos, há uma preferência dos viajantes brasileiros pela Europa e América Latina, ambas com quatro cidades cada no top 10, e Estados Unidos, que aparece com duas cidades no ranking. Essa é uma tendência observada há alguns anos, com quase sempre os mesmos destinos se revezando nas posições do ranking. Vale destacar também que Lisboa, Roma, Paris e Madrid, além de queridinhas pelos brasileiros, são também as principais portas de entrada de voos saindo do Brasil com destino à Europa, o que contribui para a estabilidade desses destinos no top 10”, finaliza a Head de Marketing.