Roberto Moreno, Diretor de Educação e Operações da BYJU’S Brasil e Portugal
Como em todos os anos, o mundo da tecnologia parece cheio de surpresas, inovações e tendências que vão transformar nossos hábitos. Pudemos presenciar, no entanto, uma verdadeira revolução nos últimos 36 meses, com a aceleração da adoção e desenvolvimento de dezenas de novas tecnologias, principalmente quando se fala de inteligência artificial. A nível profissional e educacional vemos currículos de universidades com um maior número de carreiras na área de tecnologia, bem como é possível notar que as empresas estão cada vez mais implementando processos totalmente automatizados. Por isso, é importante estudarmos formas de inserir esses novos conteúdos e tendências na grande escolar de crianças e adolescentes. Confira agora algumas das tendências que marcarão o futuro da educação em 2023 e nos próximos anos.
Digital twin
Para este ano, é previsto que um terço das médias e grandes empresas que implementaram IoT (Internet das Coisas) nos últimos anos integrem pelo menos um digital twin (ou gêmeo digital, em tradução literal) nas suas fileiras.
O digital twin é a versão digital de um objeto, sistema ou processo no mundo físico em seu estado atual, com dados em tempo real que auxiliam na tomada de decisões. Por exemplo, os gêmeos digitais podem ajudar as empresas a reconhecer falhas técnicas de equipamentos e, assim, melhorar a segurança dos funcionários.
Super Apps
A proposta dos super aplicativos consiste em integrar o melhor de um app, uma plataforma e um ecossistema digital em um só lugar para que o consumidor não precise acessar outros sites e inserir dados pessoais ou de pagamento diversas vezes. Espera-se que no futuro possamos ver neles a inclusão de chatbots, experiências imersivas do Metaverso e tecnologias relacionadas à IoT para proporcionar melhores experiências ao usuário.
RPA (Robotic Process Automation) – Chatbots
A Automação Robótica de Processos (RPA) vem da inteligência artificial e do aprendizado com o objetivo de automatizar tarefas manuais. No contexto do mundo comercial, permite que os funcionários concentrem seu tempo e esforço em outras atividades, de modo que o processamento de transações, gerenciamento de dados e resposta a e-mails serão feitos pela RPA. Outros benefícios seriam economia de custos, maior lucratividade, menor margem de erros, tempos de produção reduzidos e funcionários mais satisfeitos e engajados.
Metaverso
Nos últimos meses, ouvimos muito sobre o Metaverso e como ele é uma rede interativa entre os mundos real e virtual. Atualmente, tornou-se ainda mais relevante devido aos avanços tecnológicos que impulsionam a proposta. Por exemplo, é cada vez mais comum as empresas darem oportunidade ao metaverso industrial, onde os funcionários pretendem interagir em um espaço por meio da virtualidade.
Estas tecnologias vão impactar a forma como levamos a cabo o nosso dia a dia. Embora a sua implementação seja seguramente gradual, as gerações futuras irão enfrentar todas as mudanças que vão trazer consigo, desde a sua formação até à carreira profissional. As meninas e os meninos de hoje devem estar preparados profissionalmente para trabalhar com e nessas tecnologias.
Hoje é o melhor momento para começar a pensar em como dar as ferramentas para eles se apropriarem desse futuro, como desenvolver sua criatividade e habilidades para garantir o melhor desenvolvimento profissional. Convidamos você a estimular a criatividade de seus filhos e prepará-los para um futuro em que a tecnologia e a programação serão a nova linguagem universal.