Quem passa horas dentro do carro ou do ônibus todos os dias sabe que enfrentar longos trajetos pode ser estressante. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) – aponta que os brasileiros gastam, em média, 1h30 em transportes públicos. Já uma pesquisa realizada pela empresa francesa CSA Research afirma que o brasileiro é o povo que perde mais tempo de vida dentro de um automóvel: aproximadamente 4 anos e 11 meses.

Apesar de parecer um grande desperdício de tempo, esse deslocando pela cidade pode ser agradável e bastante produtivo. “A partir do momento em que eu aceito que vivo numa grande cidade e que o trânsito, infelizmente, é parte integral da minha rotina, acabo por me adaptar para diminuir meu nível de estresse, de desgaste emocional. Com isso, em vez de ‘perder’, por exemplo, duas horas todos os dias no deslocamento, você passa a ganhar este tempo para investir em você”, destaca a diretora da TAO Coaching e Treinamentos, Raquel Couto.

A coach destaca que quando se tem comprometimento e estratégias bem definidas para atingir resultados –seja na vida pessoal ou profissional– fica mais fácil focar e tornar o tempo proveitoso. “Para que esse tempo seja bem aproveitado, antes de tudo, é preciso que a pessoa tenha clareza do que quer, onde quer chegar e o que é realmente importante. Dessa forma, é possível estabelecer as principais metas para conquistar estes resultados e o foco automaticamente vem para as estratégias estabelecidas”, avalia

Aqueles que tem como objetivo se formar em uma faculdade, conquistar um título de especialização ou até mesmo aprender um novo idioma podem aproveitar esse tempo para o aprendizado. “É muito comum estudantes gastarem horas todos dias por causa do trajeto até a faculdade. Quem aproveita de forma produtiva o tempo no percurso não se sente ‘perdendo’ tempo e, sim, ganhando um momento precioso para estudar mais. No início não é fácil. Algumas pessoas sentem enjoos, dor de cabeça, porém, com dedicação e paciência é possível acostumar seu organismo com a nova rotina”, explica.

Raquel Couto também dá dicas para quem dirige e deseja aproveitar o tempo ocioso no trânsito. “Coloque para tocar no som do carro aquelas aulas do curso de idiomas ou aquele áudio que você gravou durante a aula de algum professor. Essa é uma boa hora para ouvir e rever a matéria.”

O ritmo acelerado do dia a dia nem sempre permite espaços na agenda para assistir a uma palestra. “Em deslocamentos, ouço muito as palestras disponíveis no site TED. Tem vários palestrantes com ideias inovadoras”, diz Raquel. “Há muitas opções traduzidas, mas a grande maioria está em inglês. Aproveito para aprimorar meu conhecimento no idioma.”

Informe-se – Aproveitar para se antenar das principais notícias também é uma opção, pontua a coach. “Você pode ter as informações na palma da mão se carregar consigo um smartphone ou tablet com acesso à internet. Se você vai de carro e não pode ler durante o deslocamento, as rádios são as mais indicadas. Atualmente, existem rádios contemporâneas e com uma programação bastante ampla –de política à cultura– para quem não quer fazer feio numa reunião ou mesmo em um happy hour. Nunca é demais estar informado e ter cultura”, diz.

Outra dica é utilizar audiobooks e podcasts que possuem temas que contribuam para o desenvolvimento intelectual.

Só relaxe ou pense no futuro – Com uma rotina agitada, a sua prioridade durante o trajeto pode ser apenas relaxar. “Se a prioridade é descansar, ouça músicas relaxantes, ou aproveite o tempo para assistir a séries e filmes.”

Na opinião de Raquel Couto, pensar e visualizar com o futuro também é uma alternativa. “Comprovadamente, as pessoas que têm uma visão clara de seus futuros, obtém melhores recursos para atingir suas metas”, complementa a especialista.