Por meio de uma simulação, alunos do Colégio Santo Agostinho – Contagem atuam como verdadeiros diplomatas e se aproximam de temas com importância internacional. Cônsul de Moçambique e representante da juventude no Fórum Econômico Mundial são presenças confirmadas


Na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, alunos do Ensino Médio da unidade de Contagem do Colégio Santo Agostinho se reunirão para debater questões relacionadas ao meio ambiente, especificamente a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP -25), destacando também a sustentabilidade.

Participarão da abertura do evento o cônsul de Moçambique em Minas Gerais, Deusdete Januário Gonçalves, e também o representante da juventude no Fórum Econômico Mundial, Leonardo Duarte.

O evento faz parte da 8ª edição da Simulação Interna Agostiniana de Contagem (SIAC), um projeto no qual os estudantes mergulham no excitante mundo diplomático. A partir de um tema, os alunos, intitulados “delegados”, representam um país e apresentam informações nas sessões durante os dias da realização da SIAC. Eles têm a oportunidade de atuarem como verdadeiros diplomatas e se aproximam de assuntos com importância internacional.

De 27 a 29 de junho, os estudantes simularão Comissões Temáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente sob a ótica da COP25, a convenção do clima da ONU. Os alunos vão representar os países que compõem os grupos de discussão da entidade e debater negociações críticas sobre como responder de forma coletiva e urgente às mudanças climáticas.

Segundo o professor de geografia e coordenador da SIAC, Márcio Rocha, o objetivo do projeto é estimular nos alunos o espírito de cooperação e solução de conflitos, promover pluralidade, diplomacia, respeito, e ainda estimular a capacidade de liderar, se portar em público e o exercício da oratória.

“Quando o assunto é clima o mundo precisa trabalhar em conjunto. Como nossos lares serão no futuro? Que critérios um produto deve atender para ser realmente “sustentável”? E como nossa economia deve mudar para as pessoas e o planeta? Essas serão algumas das indagações do evento. Esperamos que essa edição reproduza em nossos alunos não só o espírito de cooperação, mas a capacidade de se tornarem protagonistas de um mundo melhor”, ressalta Márcio.

O evento é também uma preparação para os alunos do Ensino Médio participarem de outras simulações, como a Minionu e o Tribunal Internacional Estudantil, o TRI-e.  Em 2014, 2017 e 2018, os estudantes do Colégio Santo Agostinho Contagem conquistaram o 1º lugar no TRI-e, promovido pela respeitada Escola Superior Dom Helder Câmara.