Quarta escola será no bairro Gutierrez e tem previsão de atender cerca de mil alunos a partir de 2018
 
O bairro Gutierrez, na região Oeste de Belo Horizonte, vai abrigar uma nova unidade do Colégio Santo Agostinho, escola com 83 anos de tradição em Minas Gerais. A negociação foi fechada em novembro de 2016 e, formalizada por meio de um contrato de locação do imóvel com o Colégio Regina Pacis, que passa, a partir de 2018, a ser comandado pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora dos Colégios Santo Agostinho. Atualmente, são atendidas diretamente pela SIC cerca de 8 mil alunos nas três unidades do colégio – Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima – e outros 3,5 mil alunos em quatro obras sociais no âmbito da educação (uma em Belo Horizonte, uma em Contagem, uma no Rio de Janeiro e uma em Bragança Paulista – SP).
 
O programa de admissão de novos alunos terá início no dia 8 de agosto e as inscrições poderão ser feitas pelo sitewww.santoagostinho.com.br. Com capacidade para atender mais de mil alunos, a escola oferecerá turmas do Maternal ao Ensino Médio, com destaque para o ensino bilíngue da língua inglesa na Educação Infantil, e que será, progressivamente, implantado no Ensino Fundamental. Além disso, o colégio vai oferecer escolinhas de esportes, música, dança, lutas e robótica, formação de equipes esportivas, além de projetos sociais e programa de voluntariado.
 
O diretor do Colégio Santo Agostinho – Unidade Regina Pacis é o professor Paulo Roberto Vidal de Negreiros, que trabalha há cerca de 30 anos na SIC e foi um dos responsáveis por implantar a proposta pedagógica na Unidade Nova Lima, inaugurada em 2007, atuando como gestor pedagógico. “Depois de ter participado durante 10 anos na implantação do colégio no Vale dos Cristais, em Nova Lima, me sinto novamente desafiado e honrado com a missão de dirigir a nova unidade. Desde o início de 2017, juntamente com nossa equipe de profissionais do Santo Agostinho – pessoas que conhecem a cultura, a filosofia e a pedagogia da instituição –, estamos trabalhando na transição do Colégio Regina Pacis para o Colégio Santo Agostinho e realizando um minucioso planejamento”, diz.
 
Investimentos relevantes estão sendo realizados em obras de melhorias no prédio da escola, que contará com recepção ampliada, novas salas com laboratório de informática e ciências, cabeamento estruturado, biblioteca, salas de atendimento aos pais, cantina com estrutura de restaurante e ginásio revitalizado. Além disso, estão sendo realizadas obras que permitirão uma reforma viária para o acesso à escola, com a criação de uma nova área de embarque e desembarque dos alunos, uma portaria adicional para que o fluxo de veículos seja diluído e não atrapalhe o trânsito local. “Os alunos encontrarão espaços nos quais as relações humanas serão fortalecidas e potencializadas, um ambiente saudável, em que os educandos serão os protagonistas da própria educação”, comenta Paulo Negreiros.
 
“O Colégio Santo Agostinho – Regina Pacis vai se estabelecer nesse novo espaço, com tudo aquilo que há de melhor em nossos colégios. Com uma formação acadêmica consistente, assegurada na qualidade do corpo docente e em um programa de ensino atualizado, além de uma formação humanística e cristã, pautada em valores que qualificam o ser humano como pessoa. Visamos, também, a formação integral, em todas as dimensões constitutivas do indivíduo como sujeito social”, explica o diretor.
 
Sobre a SIC 
 
A SIC (Sociedade Inteligência e Coração), dos freis agostinianos, é uma entidade civil de educação e assistência social, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e de promoção humana. Com sede em Belo Horizonte (MG), está há 83 anos no Brasil, atuando com protagonismo e excelência nas áreas de educação, assistência e evangelização pastoral.
 
É a mantenedora dos Colégios Santo Agostinho, unidades Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, além de quatro obras sociais no âmbito da educação (uma no Barreiro, em Belo Horizonte, uma em Contagem, uma no Rio de Janeiro e uma em Bragança Paulista – SP e de projetos socioambientais em São Félix do Araguaia – MT). Atualmente, são atendidos diretamente pela SIC cerca de 8 mil alunos nas três unidades do colégio e outros 3,5 mil alunos pelas obras sociais. 
 
 
Sobre o Colégio Santo Agostinho 
 
Uma das maiores instituições educacionais do país, o Colégio Santo Agostinho foi fundado em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Atualmente, atende a cerca de 8 mil alunos nas unidades de Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio.