Após resenha positiva de seu mais recente livro, Constantino Luz é convidado para evento na Universidade de Copenhagen
Constantino Luz de Medeiros, professor da Faculdade de Letras (Fale), representará a América do Sul em simpósio sobre Early German Romanticism, que acontece entre 27 e 29 de junho. O convite se deu após publicação de uma resenha, na revista alemã Athenäum, a respeito de A invenção da modernidade literária: Friedrich Schlegel e o romantismo alemão, lançado em 2018. A palestra , que aborda The reception of Early German Romanticism in Brazil, ocorrerá no dia 29 de junho, na Universidade de Copenhagen.
Em texto do e-mail enviado para o professor, o simpósio é descrito como “o maior e mais proeminente do seu tipo em muitos anos”. O evento é responsável por reunir instituições escolares que lideram os estudos sobre o início do Romantismo.
Sobre o livro
A invenção da modernidade literária: Friedrich Schlegel e o romantismo alemão fala sobre temas como a ironia romântica, a teoria do romance, o fragmento romântico e a dialética entre o clássico e o romântico. A obra aborda, também, o surgimento e a reconfiguração dos discursos modernos sobre a teoria, a crítica e a história da literatura, no Primeiro Romantismo Alemão.
Sobre o professor
Constantino Luz é professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pela USP, possui graduação em Letras ); mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada e pós-doutorado. Publicou, em 2018, A invenção da modernidade literária: Friedrich Schlegel e o romantismo alemão, pela editora Iluminuras. Traduziu diversas obras seminais dos românticos alemães, como Relato das obras poéticas de Giovanni Boccaccio, Conversa sobre a poesia, Fragmentos sobre poesia e literatura, Sobre o estudo da poesia grega e Lucinde. Pequisa temas como a história da crítica literária, o primeiro romantismo alemão e suas refrações na modernidade. Participa de estudos sobre o século XVIII, a historiografia literária, o romance, os gêneros literários antecedentes históricos do conto moderno, estudos diacrônicos sobre teoria, história e crítica literária, ironia romântica, estética e filosofia da arte no século XVIII. É líder do Grupo de Pesquisa sobre o Romantismo e a Modernidade – Gérmen (UFMG), e membro consultivo da Revista Athenäum. Entre os anos de 1989 e 2001, residiu na Alemanha, onde desenvolveu pesquisas e atividades artísticas junto ao Interkunst e. V., com sede em Berlim.